Como configurar e utilizar a integração Bom Pra Crédito no SIGE Cloud

A integração com a Bom Pra Crédito (BPC) é utilizada quando você realiza a venda para seu cliente, em que o pagamento dessa venda será realizado através de um financiamento/empréstimo. A BPC é uma plataforma que oferece ao seu cliente diferentes opções de financiamento. Para de fato utilizar essa integração, você precisa ter uma conta junto à BPC, pois dessa forma, quando realizar uma venda para esse cliente, é possível consultar a possibilidade desse financiamento diretamente pelo SIGE Cloud.

A funcionalidade ocorre da seguinte forma: Você registra a venda para o cliente no SIGE Cloud e cria o pagamento junto à Bom Pra Crédito. Como os dados do cliente estão configurados no SIGE, automaticamente são encaminhados para a BPC, onde eles entrarão em contato com o cliente por SMS ou e-mail informando um link para continuação do seu cadastro, e após isso, você consegue finalizar a aprovação do pagamento no sistema.

Dessa forma, você recebe da BPC o valor total da venda em até um dia útil, e o cliente deve o valor diretamente para a BPC. Portanto, você não tem risco nenhum em relação a falta de pagamento. Em contrapartida, a BPC cobra de sua empresa uma comissão em cima do valor negociado, que pode ser pago no mês subsequente da venda. Sabendo disso, o SIGE Cloud já registra esse lançamento financeiro de despesa de comissão para a BPC, conforme a configuração realizada na Central de Integrações, que veremos a seguir.

Para realizar essa integração, acesse o menu lateral Central de Integrações, submenu Financeiras.

Screenshot_7.png

Em seguida, clique em Adicionar Integração e selecione a opção Bom Pra Crédito.

Screenshot_8.png

Feito isso, clique em Conectar Conta.

Screenshot_10.png

Dessa forma, se abrirá um modal para realizar o preenchimento dos seguintes campos:

Screenshot_11.png

Nome da Integração: informe o nome que terá esta integração junto à Bom Pra Crédito;

Client_id: para obter essa informação, é necessário entrar em contato diretamente com a Bom Pra Crédito;

Client_secret: para obter essa informação, é necessário entrar em contato diretamente com a Bom Pra Crédito;

% Comissão de Venda BPC: informe a taxa de comissão que você paga para a Bom Pra Crédito sobre o valor total da venda;

Dia do Lançamento da Comissão: informe qual o dia que o sistema deve registrar como vencimento a comissão para para a Bom Pra Crédito;

Empresa: informe a empresa que possui essa integração com a Bom Pra Crédito.

Depois de preencher todos os campos, clique em Salvar.

Após realizar essa configuração, é o momento de utilizar esse recurso. Portanto, o primeiro passo é inserir detalhadamente os dados do cliente, acessando o menu lateral Cadastros, submenu Nova Pessoa.

Screenshot_12.png

Nesta nova tela, é necessário que você informe os seguintes dados:

  • Nome completo do cliente;
  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • RG;
  • Órgão Expedidor do RG;
  • Data Expedição do RG;
  • UF Emissor do RG;
  • IE, em caso de ser PJ;
  • Data de Nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Gênero;
  • Endereço completo.
Screenshot_13.png
Screenshot_14.png
Screenshot_15.png

Fique atento! Para utilizar a integração com a Bom Pra Crédito, é necessário preencher todos esses campos, pois a BPC utiliza esses dados para analisar a possibilidade de crédito para essa pessoa.

Feito isso, é o momento de realizar a venda para esse cliente. Portanto, acesse menu lateral Vendas, submenu Novo Pedido.

Screenshot_16.png

Em seguida, preencha o nome do cliente, empresa, depósito e produto.

Screenshot_17.png

Após o preenchimento desses campos, clique em Salvar, no topo da tela.

Ainda na tela de edição da venda, vá até a aba Informações Financeiras, onde verá a opção Bom Pra Crédito. Ao clicar nesta opção, o sistema oferecerá para Criar Pagamento.

Screenshot_19.png

Neste momento, será exibida uma tela com as informações inseridas no cadastro da pessoa. Depois de conferido os dados, basta clicar em Criar Pagamento.

Screenshot_20.png

Sendo assim, o Bom Pra Crédito encaminhará um link ao seu cliente para que ele possa completar seu cadastro junto à BPC. Vale lembrar que será encaminhado por SMS ou e-mail, por isso que esses dados precisam estar corretos no cadastro do seu cliente.

Enquanto isso, na sua venda, o status desse pagamento consta como “Criado“. A qualquer momento você pode consultar o status, clicando sobre o ícone de recarregar.

Screenshot_21.png

Ainda, existem 3 recursos a serem realizados:

  • Atualizar Pagamento: utilize esse recurso se deseja atualizar o preço de algum produto da venda, ou adicionar um novo produto. Somente poderá utilizar essa função caso ainda não tenha gerado as parcelas;
  • Visualizar Informações: esta opção serve para visualizar os dados do cliente, dados sobre a proposta selecionada e o histórico dos procedimentos realizados;
  • Obter Parcelas: ao selecionar esta opção, o sistema exibirá as condições de pagamentos oferecidas pela Bom Pra Crédito. Então você poderá verificar com seu cliente qual das opções ele gostaria de realizar esse empréstimo. Segue um exemplo abaixo:
Screenshot_23.png

São descritos os seguintes dados:

  • Valor por parcela;
  • Quantidade de parcela;
  • Valor total (com IOF);
  • Juros e taxas mensais e anuais;
  • Valor de IOF.

Ao clicar em Próximo e Anterior, você poderá verificar mais condições oferecidas de financiamento ao seu cliente, em que terão alterações dos dados descritos acima. Veja que no topo da tela contém a informação 1 – 4, ou seja, há 4 propostas disponíveis para selecionar a que desejar. Feito isso, basta clicar em Confirmar Pagamento.

Nesse momento, existe a possibilidade de que a Bom Pra Crédito retorne a informação que a solicitação para financiamento foi “Negada“, conforme imagem abaixo. Nesses casos, realmente não há como utilizar esta solução, mas pode ser realizada uma nova tentativa em 30 dias.

Screenshot_22222.png

Por outro lado, em caso positivo, a Bom Pra Crédito reconhecerá o cliente e repassará o status como “Pendente“.

Screenshot_37.png

Por fim, basta finalizar seu pedido no valor total da venda. Para isso, clique em Mais Ações e selecione a opção Aprovar Pedido.

Screenshot_38.png

Ao abrir o lançamento financeiro, informe os dados necessário e clique em Salvar.

Screenshot_40.png

Dessa forma, sua venda é finalizada e o seu cliente irá realizar o pagamento diretamente para a Bom Pra Crédito, conforme as condições de pagamentos selecionada. E o melhor de tudo é que você receberá o valor total da venda em até um dia útil.

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

Deixe seu comentário