Como emitir NF-e através de Pedidos no SIGE Cloud

Por padrão, para emitir nota fiscal de um pedido, é necessário primeiramente realizar a venda para posteriormente emitir o documento fiscal. No momento de vender determinado produto, o sistema realiza a baixa no estoque e gera o lançamento financeiro. Assim, o status desta negociação será Pedido Faturado ou Pedido Aprovado Sem Faturamento (em caso de utilizar uma categoria de venda que não gera o financeiro).

Para saber mais detalhes de como realizar vendas no sistema, veja o artigo: Como gerar Pedidos e Orçamentos no SIGE Cloud.

Depois de gerada sua venda, é necessário acessar menu lateral Vendas, submenu Pedidos e Orçamentos.

Screenshot_16.png

Nessa tela, é possível emitir a NF-e selecionando o pedido que deseja, clicando no checkbox informado na primeira coluna, e em seguida selecionando a opção NF-e, conforme imagem abaixo.

Screenshot_99.png

Outra forma de emitir a NF-e é na edição do pedido. Para isso, edite o pedido  e clique em Mais Ações, e em seguida, Gerar NFe.

De ambas as formas, você será direcionado para a tela de emissão de nota fiscal, onde os dados já virão preenchidos automaticamente conforme o que foi preenchido na venda. Caso alguma informação não esteja preenchida corretamente, você poderá alterar o campo com a respectiva informação.

Seção Dados da Nota Fiscal

Nas primeiras informações da nota fiscal, o sistema exibe as informações gerais da nota, como número, data e hora, além de informações específicas de tipo e finalidade de operação. Neste momento você poderá realizar as alterações necessárias e obrigatoriamente preencher a Natureza da Operação com o CFOP padrão da nota fiscal.

Aba Emitente

Logo abaixo você verá a aba Emitente, onde estarão os dados da sua empresa conforme cadastrado anteriormente. Confira todas as informações, e caso alguma delas esteja incorreta ou não preenchida, acesse menu lateral Cadastros, submenu Empresas e edite a informação em questão. Depois de salvar a alteração da empresa, você deverá gerar a nota fiscal novamente.

Aba Destinatário/Remetente

Na aba ao lado estarão os dados de seu cliente conforme já cadastrado. Confira todas as informações, e se necessário, realize as devidas alterações. Lembrando que todos os campos em vermelho devem ser preenchidos corretamente.

Aba Produtos

Na aba seguinte estarão os seus produtos vendidos, conforme quantidades e valores já preenchidos em seu pedido. Caso você precise editar alguma informação, utilize o ícone em forma de lápis que Edita as informações.

Ao editar o produto, além de alterar dados gerais da mercadoria, você também pode modificar informações de ICMS, PIS, COFINS, IPI e acompanhar os valores Totais de cada imposto. Depois de editar, clique no ícone em forma de X dentro do quadro do produto para atualizar.

Aba Transp./Frete

Após, a aba ao lado se refere ao transporte e frete da nota fiscal. Nela estarão os dados de transporte da mercadoria até o destinatário. Você deverá selecionar a Modalidade do Frete, e caso selecione uma opção que contemple o transporte das mercadorias, informe também a transportadora, os dados do veículo que fará o transporte e dos volumes que serão transportados.

Screenshot_105.png

Aba Faturas

Em seguida, na aba Faturas o sistema apresentará as faturas cobradas pelos produtos, conforme as informações geradas na sua venda. Mas caso seja necessário, você pode alterar todos os dados necessários. Lembrando que a data da transação deve ser superior ao dia da emissão da nota e caso a forma de pagamento seja cartão de crédito, será necessário preencher os dados da credenciadora ao expandir a forma de pagamento.

Aba Docs. Referenciados

Após, na aba Docs. referenciados você verá campos para informar a chave de acesso do documento fiscal que deseja referenciar nesta nota fiscal. O preenchimento desta informação somente é obrigatório ao emitir uma nota fiscal complementar. Portanto, para NF-e de venda, não há necessidade de preenchimento.

Aba Informações Complementares

Logo após, na aba Infos. Complementares você preencherá as informações adicionais que deverão aparecer na nota fiscal. O sistema já tratará automaticamente qual o número do pedido de venda e a média de tributos conforme determinação da Lei da Transparência Fiscal.

Aba Totais

Por fim, na aba Totais serão apresentadas as somas dos impostos da nota fiscal, ou seja, a soma dos impostos presente em cada produto.

Depois de preencher todos os campos, clique em Salvar e depois em Pré-Visualizar. Feito isso, você poderá clicar em Emitir NFe.

Após isso, sua NF-e será Emitida com Sucesso e você poderá baixar o XML ou a DANFE através dessa confirmação. Ou também, poderá acessar menu lateral Fiscal, submenu NFe Emitidas, selecionar sua NFe e clicar em Mais Ações, agora é só você clicar em Baixar XML ou Baixar DANFE.

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

Deixe seu comentário