Como emitir NF-e de Devolução no SIGE Cloud

A NF-e de devolução serve para anular a operação de venda de mercadorias ou de compras realizadas com o fonecedor. Ou seja, quando por algum motivo os produtos comprados são recusados, é necessário emitir uma NF-e de Devolução com as mesmas informações da NF-e de Venda/Compra, sendo o CFOP a única informação a ser alterada.

Para realizar uma NF-e de Devolução, acesse o menu lateral Fiscal, submenu Nova NF-e Avulsa.

Agora, na tela de NF-e, você precisará alterar o campo Tipo de Operação para Entrada no caso de estar realizando uma devolução de venda, ou Saída se estiver realizando uma devolução de uma compra feita com seu fornecedor. No campo Finalidade da Operação selecione a opção Devolução de Mercadoria. Por fim, no campo Natureza da Operação, informe um CFOP de devolução de mercadoria (refere a entrada ou a saída).

Importante! Sempre consulte sua contabilidade sobre os dados fiscais a serem utilizados.

Na aba Emitente, você deverá selecionar a empresa que emitiu a NF-e de Venda.

Agora, você deverá acessar a aba Destinatário/Remetente e informar o nome do cliente ou fornecedor que esta devolvendo o produto.

Em seguida, na aba Produtos, informe os produtos a serem devolvidos e suas respectivas quantidades.

Importante! Não se esqueça de informar o mesmo CFOP de devolução no produto.

Na aba Transp./Frete, você poderá preencher as informações de frete da devolução se houver.

A aba Faturas, não deve ser preenchida, visto que ao devolver as mercadorias não será gerado informações financeiras.

Agora, na aba Docs. Referenciados, você deverá informar e adicionar a chave de acesso da nota que deseja devolver. A chave de acesso deve conter apenas 44 números, sem pontuação e espaçamentos. Caso seja informada com espaçamento ou pontos, o sistema não emitirá a nota.

Você poderá também adicionar informações importantes sobre a devolução na aba Infos. Complementares.

Por último, na aba Totais, o sistema apresentará os valores totais dos produtos, tributos e pagamentos.

Agora, basta clicar em Pré Visualizar e em seguida em Emitir. Assim o sua nota será emitida com sucesso.

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

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