Como gerar Ordem de Serviço através do Pedido no SIGE Cloud
Você sabia que no SIGE Cloud é possível gerar ordem de serviço juntamente com a venda de produtos? Este processo é muito utilizado por empresas que além de prestarem serviços, utilizam seus próprios produtos para utilizar na operação. Assim, através de uma mesma venda, você informa tanto as mercadorias quanto os serviços. Dessa forma, poderá emitir as duas notas fiscais, tanto de venda de produto quanto a de prestação de serviço. Vamos ver como funciona na prática?
Primeiramente, acesse o menu lateral Vendas, submenu Novo Orçamento ou Novo Pedido.
Feito isso, preencha todos os dados necessários na sua venda, como cliente, empresa, depósito. Em seguida, informe os serviços e os produtos que você utilizará neste pedido.
Ainda nesta tela, na seção Informações Financeiras, você pode inserir as informações financeiras, descrevendo a forma de pagamento utilizada, a condição (se será a vista ou a prazo) e a data de vencimento das parcelas.
E também, na aba Informações Gerais, você deverá gerar a Ordem de Serviço em relação ao serviço prestado nesta venda. Portanto, localize o campo Gerar Ordem de Serviço e habilite esta opção.
Assim que esta opção estiver habilitada, o sistema apresentará uma nova seção na venda, chamada Ordem de Serviço. Sendo assim, será necessário que você informe todos os campos desejados, como: datas, técnico responsável pelo serviço prestado, problema e laudo, equipamentos que foram utilizados na prestação do serviço, se houve deslocamento até o local com algum veículo específico e por fim, você poderá utilizar o checklist para conferência do processo do serviço.
Depois de preencher estas informações, você também poderá descrever os dados nas demais seções da venda, como nas Informações sobre a Entrega e nas Observações, se forem necessárias.
Agora, clique em Salvar para registrar todos os dados desta venda em seu sistema. Depois de ter finalizado a prestação de serviço, é o momento de faturar/aprovar a venda. Portanto, clique em Mais Ações e na sequência, em Aprovar Pedido. Dessa forma, os produtos informados na venda serão retirados do estoque e será registrados os lançamentos financeiros da venda.
Assim que clicar nesta opção, você será direcionado para a tela do lançamento financeiro, onde deve confirmas se os dados estão corretos e por fim, deve Salvar este registro.
Agora a sua venda se encontrará com o status Pedido Faturado. Mas para que de fato você consiga finalizá-la para emitir suas notas fiscais, é necessário finalizar a Ordem de Serviço que está vinculada a este pedido. Portanto, na tela de edição da venda, vá até a seção Ordem de Serviço e habilite a opção Ordem de Serviço Concluída?.
Depois disso, será necessário Salvar novamente sua venda, para registrar a alteração realizada. Na sequência, você poderá emitir as notas fiscais referente à esta venda de produtos e serviços. Para emitir a NF-e dos produtos, clique em Mais Ações e em seguida, em Gerar NF-e. Assim, você será direcionado para a tela da nota fiscal, onde deve conferir se as informações estão corretas e poderá emitir a nota junto a SEFAZ. Lembre-se apenas de conferir se os pagamentos das faturas estão de acordo.
Já para emitir a NFS-e, referente aos serviços, você deve retornar à tela de edição da venda, clicar em Mais Ações, em seguida em Ordem de Serviço, e por fim, em Gerar NFSe. Dessa forma, você será direcionado para a tela de emissão de nota de serviço, onde também deve conferir os dados e emitir junto à sua prefeitura.
Caso seja necessário, você também pode realizar a emissão de boletos para este pedido. Basta retornar na tela de edição da venda, clicar em Mais Ações, e em seguida em Gerar Boleto(s). Ao clicar nesta opção, o sistema abrirá novas telas com boletos para geração, de acordo com as parcelas. Lembrando que para gerar estes boletos, deve ter sido informada uma conta bancária válida no lançamento financeiro, ao aprovar/faturar a venda.
Agora sua venda de produtos e serviços foi completamente finalizada, ocorrendo a baixa no estoque, registros financeiros e emissão de nota fiscal, tanto a de produtos quanto a de serviços.
Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br