O que fazer quando a Nota fica Sincronizando Certificado A3 no SIGE Cloud
Empresas que possuem certificado do tipo A3 provavelmente já se depararam com a situação Sincronizando Certificado A3 ao emitir algum documento fiscal.
Essa situação pode ocorrer por diversos fatores. Neste artigo vamos informar quais os possíveis motivos e como proceder em cada uma dessas situações. Acompanhe!
- Assinador de NF-e do SIGE Cloud não está aberto no computador
Para que seja possível emitir notas fiscais com o certificado A3, é necessário que o aplicativo Assinador de NF-e do SIGE Cloud esteja aberto no computador. Caso o aplicativo já esteja instalado na sua máquina, para abrir o aplicativo, basta pesquisar no Iniciar do seu computador por Assinador.
Caso ainda não tenha instalado o Assinador de NF-e no seu computador, é necessário instalar o mesmo através desse link. Acompanhe o artigo e saiba todos os passos necessário para essa instalação: Como sincronizar o Certificado Digital A3 no SIGE Cloud.
- Certificado A3 não está conectado corretamente no computador
Outro fator que pode ocorrer é que o próprio certificado A3 não esteja conectado no computador corretamente. Portanto, certifique-se que o certificado esteja conectado realmente, e se necessário, retire da entrada USB que está inserido no momento e insira em outra entrada UBS.
- Selecionado certificado de outra empresa no Assinador de NF-e
Caso você utiliza a mesma licença para gerenciar mais de uma empresa, no Assinador de NF-e é necessário selecionar o certificado correto para a empresa que está emitindo a nota fiscal. Para isso, na tela do aplicativo Assinador, clique em Menu e selecione a opção Selecionar Certificado.
Feito isso, clique em Mais Opções para verificar todos os certificados existentes na máquina e selecione o correto para a empresa.
- Não foi informada a senha do certificado A3
Assim que é selecionado o certificado correto no Assinador de NF-e do SIGE Cloud, será exibido em seu computador uma nova janela para informar a senha do seu certificado. Portanto, verifique se a senha foi informada corretamente neste campo para realizar a emissão da sua nota fiscal.
- Usuário negou a instalação das cadeias ao abrir o Assinador de NF-e
Há casos em que ao selecionar o certificado digital da empresa, no computador é aberta uma tela de solicitação para o usuário permitir para que este aplicativo faça alterações no computador, para instalar as cadeias. Quando o usuário nega essa permissão, não é possível instalar as cadeias do certificado da SEFAZ, fazendo com que o documento fiscal não seja emitido.
Portanto, quando aparecer em seu computador essa tela solicitando a sua permissão para realizar alterações no seu dispositivo, é necessário que você confirme clicando em Sim para que consiga emitir a nota de fato. Dessa forma, no aplicativo Assinador de NF-e retornará a mensagem Cadeia de Certificados da Sefaz Instalada com Sucesso.
- Erro 401 no Assinador de NF-e
Normalmente quando ocorre o erro 401 Não Autorizado no Assinador de NF-e é referente a alguma falha de comunicação da Configuração de NF-e com o aplicativo Assinador. Nesse caso, será necessário entrar em contato com nossa equipe de suporte para que seja solucionada esta questão.
- Mais de um Assinador aberto
Verificar se não existe mais de um assinador aberto. Assinadores abertos em outro computador também interferem. Portanto, deve existir apenas um assinador aberto.
Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br