Como configurar e utilizar a SKYTEF no SIGE Cloud
A SKYTEF é uma empresa especializada em soluções TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e com os famosos PINPAD’s. Pensando nisso, a SIGE Cloud desenvolveu uma integração no PDV com o TEF. Basicamente a SIGE Cloud se comunica com o PINPAD (maquininha de cartão), enviando e recebendo informações através do PDV (insira o cartão, informe sua senha, transação aprovada, etc).
Requisitos básicos
Para realizarmos a configuração é necessário primeiramente que você possua alguns requisitos, sendo eles:
- Possuir uma conta na SKYTEF;
- Possuir o código de Identificação da Loja (CNPJ) na SKYTEF;
- Possuir uma VPN instalada pela SKYTEF no computador;
- Possuir um PINPAD instalado no computador;
- Possuir o AgenteCliSitef.exe instalado e em execução com um serviço no computador onde está o PINPAD.
- Cada empresa (CNPJ) terá um ID da Loja junto a SKYTEF, precisaremos desse código para realizar a configuração no SIGE Cloud.
Importante: a SKYTEF irá instalar toda a infraestrutura para realizar as transações dos cartões de crédito/débito pelo PINPAD. Toda essa infraestrutura deve ser provida pela SKYTEF. O SIGE Cloud somente vamos realizar a configuração para se comunicar com o AgenteCliSitef.exe.
Configuração do TEF no SIGE Cloud
1- Entrar em contato com o suporte através do chat ou e-mail suporte@sigeatende.com.br, solicitando a liberação dos campos de Configuração TEF.
2- Assim que liberados, o sistema irá apresentar os seguintes campos:
Senha estorno pagamentos TEF: definir a senha para realizar estorno de transações;
ID Sitef / Código da Loja: informe o código numérico que identifica o seu CNPJ junto a SKYTEF;
IP do Servidor Sitef: 127.0.0.1
Sigla inicial para Sitef: informe a sigla de duas letras do caixa, recomendado utilizar as iniciais da empresa;
Terminal Padrão Sitef: informe o código numérico de 6 dígitos do caixa. Ex.: 000001 ou 000002.
Taxa de Embarque Sitef (R$): informe a taxa de embarque fornecida pela SKYTEF ou deixe em branco;
Taxa de Serviço Sitef (R$): informe a taxa de serviço fornecida pela SKYTEF ou deixe em branco;
Mostrar menu de formas de pagamento SITEF: deixe esta opção desmarcada. Este campo é utilizado para realizar vendas digitadas (SEM PINPAD), porém mesmo habilitando esta opção, ainda é necessário que a SKYTEF e a Adquirente (Cielo, GetNet, etc) libere esse tipo de venda no PINPAD e isso deve ser solicitado junto ao suporte da SKYTEF.
3- Após informar os campos, basta clicar em Salvar dentro do cadastro da empresa.
4- Por fim, acesse o PDV para validar as configurações.
Irão aparecer os atalhos, os quais deverão ser seguidos da seguinte maneira:
- Clique em F10- Menu Gerencial SITEF;
- Clique em F1- Teste de Comunicação;
- Clique em F8- SIM;
- Deverá retornar a mensagem “Servidor Ativo”;
- Caso você utilize o PINPAD pela primeira vez, é recomendado realizar a carga nas tabelas, na tela inicial do PDV:
1. F10 – Menu Gerencial SITEF;
2. Clique em F11- Carga forçada de tabelas no PINPAD (Servidor);
3. Aguarde o PINPAD ser atualizado.
Feito isso, já será possível realizar as vendas pelo PDV utilizando a integração TEF.
Gerando vendas pelo TEF
Acesse o PDV, informe os Produtos vendidos e o Cliente, e prossiga para a tela de Formas de Pagamento.
Para realizar as vendas com o TEF, basta selecionar a forma de pagamento Cartão de Crédito ou Cartão de Débito, informar o Valor do pagamento e clicar em F10 – Iniciar TEF.
O PDV irá mostrar um modal com as instruções recebidas do PINPAD conforme o mesmo se comunica com o SIGE Cloud, por exemplo: Insira o cartão, informe sua senha, etc.
Após o PINPAD processar a transação, retornará a mensagem de transação aprovada juntamente com o código da transação.
O sistema fecha o modal TEF automaticamente e apresenta o modal da forma de pagamento com o CV / NSU e Terminal já preenchido pelo PINPAD. Nesse passo basta selecionar a bandeira, credenciadora e Nº Parcelas.
Observação: uma venda pode ser passada em vários cartões, então para cada cartão, é necessário inserir um pagamento Cartão de Crédito ou Cartão de Débito e em cada forma de pagamento iniciar no passo 1 deste tutorial (F10 – Iniciar TEF), pois serão transações diferentes para cada um dos pagamentos.
O sistema irá manter um registro de todas as transações TEF no menu lateral Vendas, submenu Transações SITEF. Essas transações serão identificadas pelo terminal e o usuário operador (usuário logado no SIGE Cloud).
Mensagens de erro
Por último, mas não menos importante, pode ocorrer da transação não ser aprovada, nesses caso o PDV irá apresentar uma mensagem de erro, essa mensagem é recebida diretamente do PINPAD. Ou seja, NÃO é o SIGE CLOUD que autoriza/aprova a transação, a função do SIGE Cloud é apenas enviar as informações da venda para o PINPAD e receber a resposta e apresentar ao operador de caixa.
Por exemplo, digamos que você utiliza a adquirente (maquininha) Cielo e ao passar uma venda no PDV, o SIGE Cloud está apresentando a mensagem “Transação Não Aprovada código 70”. Isso significa que o saldo ou limite foi excedido. Cada adquirente (Cielo, GetNet, Rede, etc) tem uma lista de códigos de erros e para a Cielo, o código 70 significa: Transação não autorizada. Limite excedido/sem saldo. A lista de códigos não é a mesma para todas as adquirentes, em caso de dúvidas, será necessário entrar em contato com a SKYTEF.
Fique atento!
A integração da SKYTEF ao SIGE Cloud somente irá funcionar quando a venda for realizada no computador em que os drivers da SKYTEF estão configurados. Ou seja, se sua empresa possui operadores de caixas diferentes, em que cada caixa é responsável por registrar a venda em seu computador, será necessário realizar a configuração da SKYTEF em cada máquina.
Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br