Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/ajuda.sigecloud.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio docy foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/html/ajuda.sigecloud.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Como configurar e utilizar a SKYTEF no SIGE Cloud – Central de Ajuda | SIGE Cloud

Como configurar e utilizar a SKYTEF no SIGE Cloud

A SKYTEF é uma empresa especializada em soluções TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e com os famosos PINPAD’s. Pensando nisso, a SIGE Cloud desenvolveu uma integração no PDV com o TEF. Basicamente a SIGE Cloud se comunica com o PINPAD (maquininha de cartão), enviando e recebendo informações através do PDV (insira o cartão, informe sua senha, transação aprovada, etc).

Requisitos básicos

Para realizarmos a configuração é necessário primeiramente que você possua alguns requisitos, sendo eles: 

  • Possuir uma conta na SKYTEF;
  • Possuir o código de Identificação da Loja (CNPJ) na SKYTEF;
  • Possuir uma VPN instalada pela SKYTEF no computador;
  • Possuir um PINPAD instalado no computador;
  • Possuir o AgenteCliSitef.exe instalado e em execução com um serviço no computador onde está o PINPAD.
  • Cada empresa (CNPJ) terá um ID da Loja junto a SKYTEF, precisaremos desse código para realizar a configuração no SIGE Cloud.

Importante: a SKYTEF irá instalar toda a infraestrutura para realizar as transações dos cartões de crédito/débito pelo PINPAD. Toda essa infraestrutura deve ser provida pela SKYTEF. O SIGE Cloud somente vamos realizar a configuração para se comunicar com o AgenteCliSitef.exe.

Configuração do TEF no SIGE Cloud

1- Entrar em contato com o suporte através do chat ou e-mail suporte@sigeatende.com.br, solicitando a liberação dos campos de Configuração TEF.

2- Assim que liberados, o sistema irá apresentar os seguintes campos:

Imagem10.png

Senha estorno pagamentos TEF: definir a senha para realizar estorno de transações;

ID Sitef / Código da Loja: informe o código numérico que identifica o seu CNPJ junto a SKYTEF;

IP do Servidor Sitef: 127.0.0.1

Sigla inicial para Sitef: informe a sigla de duas letras do caixa, recomendado utilizar as iniciais da empresa;

Terminal Padrão Sitef: informe o código numérico de 6 dígitos do caixa. Ex.: 000001 ou 000002.

Taxa de Embarque Sitef (R$): informe a taxa de embarque fornecida pela SKYTEF ou deixe em branco;

Taxa de Serviço Sitef (R$): informe a taxa de serviço fornecida pela SKYTEF ou deixe em branco;

Mostrar menu de formas de pagamento SITEF: deixe esta opção desmarcada. Este campo é utilizado para realizar vendas digitadas (SEM PINPAD), porém mesmo habilitando esta opção, ainda é necessário que a SKYTEF e a Adquirente (Cielo, GetNet, etc) libere esse tipo de venda no PINPAD e isso deve ser solicitado junto ao suporte da SKYTEF.

3- Após informar os campos, basta clicar em Salvar dentro do cadastro da empresa.

4- Por fim, acesse o PDV para validar as configurações.

Imagem11.png

Irão aparecer os atalhos, os quais deverão ser seguidos da seguinte maneira:

  1. Clique em F10- Menu Gerencial SITEF;
  2. Clique em F1- Teste de Comunicação;
  3. Clique em F8- SIM;
  4. Deverá retornar a mensagem “Servidor Ativo”;
  5. Caso você utilize o PINPAD pela primeira vez, é recomendado realizar a carga nas tabelas, na tela inicial do PDV:
    1.  F10 – Menu Gerencial SITEF;
    2.  Clique em F11- Carga forçada de tabelas no PINPAD (Servidor);
    3.  Aguarde o PINPAD ser atualizado.

Feito isso, já será possível realizar as vendas pelo PDV utilizando a integração TEF.

Gerando vendas pelo TEF

Acesse o PDV, informe os Produtos vendidos e o Cliente, e prossiga para a tela de Formas de Pagamento.

Imagem12.png

Para realizar as vendas com o TEF, basta selecionar a forma de pagamento Cartão de Crédito ou Cartão de Débito, informar o Valor do pagamento e clicar em F10 – Iniciar TEF.

Imagem13.png

O PDV irá mostrar um modal com as instruções recebidas do PINPAD conforme o mesmo se comunica com o SIGE Cloud, por exemplo: Insira o cartão, informe sua senha, etc.

Imagem14.png

Após o PINPAD processar a transação, retornará a mensagem de transação aprovada juntamente com o código da transação.

Imagem15.png

O sistema fecha o modal TEF automaticamente e apresenta o modal da forma de pagamento com o CV / NSU e Terminal já preenchido pelo PINPAD. Nesse passo basta selecionar a bandeira, credenciadora e Nº Parcelas.

Imagem16.png

Observação: uma venda pode ser passada em vários cartões, então para cada cartão, é necessário inserir um pagamento Cartão de Crédito ou Cartão de Débito e em cada forma de pagamento iniciar no passo 1 deste tutorial (F10 – Iniciar TEF), pois serão transações diferentes para cada um dos pagamentos.

Imagem17.png

O sistema irá manter um registro de todas as transações TEF no menu lateral Vendas, submenu Transações SITEF. Essas transações serão identificadas pelo terminal e o usuário operador (usuário logado no SIGE Cloud).

Imagem18.png

Mensagens de erro

Por último, mas não menos importante, pode ocorrer da transação não ser aprovada, nesses caso o PDV irá apresentar uma mensagem de erro, essa mensagem é recebida diretamente do PINPAD. Ou seja, NÃO é o SIGE CLOUD que autoriza/aprova a transação, a função do SIGE Cloud é apenas enviar as informações da venda para o PINPAD e receber a resposta e apresentar ao operador de caixa.

Por exemplo, digamos que você utiliza a adquirente (maquininha) Cielo e ao passar uma venda no PDV, o SIGE Cloud está apresentando a mensagem “Transação Não Aprovada código 70”. Isso significa que o saldo ou limite foi excedido. Cada adquirente (Cielo, GetNet, Rede, etc) tem uma lista de códigos de erros e para a Cielo, o código 70 significa: Transação não autorizada. Limite excedido/sem saldo. A lista de códigos não é a mesma para todas as adquirentes, em caso de dúvidas, será necessário entrar em contato com a SKYTEF.

Fique atento!

A integração da SKYTEF ao SIGE Cloud somente irá funcionar quando a venda for realizada no computador em que os drivers da SKYTEF estão configurados. Ou seja, se sua empresa possui operadores de caixas diferentes, em que cada caixa é responsável por registrar a venda em seu computador, será necessário realizar a configuração da SKYTEF em cada máquina.

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

Deixe seu comentário