Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/ajuda.sigecloud.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio docy foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/html/ajuda.sigecloud.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121 Como realizar Devolução de Mercadoria e emitir a Nota de Devolução no SIGE Cloud – Central de Ajuda | SIGE Cloud
Não é novidade que por diferentes motivos, um cliente pode desejar devolver uma mercadoria adquirida. Com a realização da devolução de mercadoria, o produto devolvido retorna para o depósito, e pode gerar o registro do lançamento financeiro, dependendo da forma de pagamento informada na devolução.
Aprenda como realizar devolução de mercadoria no SIGE Cloud.
Para realizar devolução no SIGE Cloud, acesse o menu lateral Vendas, submenu Devoluções.
Se abrirá uma tela onde são exibidas todas as devoluções já realizadas na sua licença.
Clicando em nova, você será direcionado à tela Operações PDV.
Nessa tela, são carregadas automaticamente algumas informações, são elas:
O e-mail de quem está operando o caixa, nesse caso é exibido o valor disponível no caixa no momento dessa operação. A empresa onde foi feita a venda (selecione uma das empresas cadastradas em sua licença).
Defina qual informação irá preencher para a busca, se será o Número da NFC-e ou o Código da Venda. Nesse caso, eu optei por informar o código da venda.
Uma vez que seja preenchida uma dessas informações, o sistema já carregará o nome do cliente (se foi informado no momento da venda), as mercadorias e a forma de pagamento.
Outra questão importante a ser observada é que o recurso de devolução de mercadoria permite o lançamento de uma despesa de frete atrelada à devolução. Caso seja necessário, ative o botão de frete e inclua essa informação nesta tela.
Em seguida, informe a quantidade de produtos a ser devolvida pelo cliente, e também selecione a forma de pagamento que será utilizada nesta devolução.
Na seguinte etapa, selecione uma das opções: Salvar ou Salvar e ir a Devoluções.
Agora, veja que a venda já consta na listagem de devoluções. Selecionando o checkbox ao lado do código da venda, surgem 3 novas opções: Visualizar Venda, Emitir NFe Devolução e Cancelar Seleção.
Clicando em Emitir NFe Devolução, você será direcionado à tela de Nova NF-e. Note que as informações da sua empresa, da venda devolvida e do cliente já são carregadas automaticamente. É importante destacar aqui que as grandes mudanças, sendo elas:
Campo Tipo de Operação: será Entrada;
Campo Finalidade da Operação: será Devolução de Mercadoria;
Campo Natureza da Operação: será de Devolução de Mercadoria;
CFOP nos produtos: na aba Produtos, verifique se as tributações e CFOP estão informados corretamente.
Alerta SIGE Cloud! Para que não haja nenhuma inconsistência nos dados de emissão desta nota, é imprescindível informar a chave de acesso da NF-e referenciada. Para isso, clique na aba Docs. referenciados, selecione o Tipo de documento Referenciado e adicione a Chave de Acesso da NF-e Referenciada. Lembre-se, a chave de acesso precisa conter 44 caracteres. Informe apenas os números.
Com isso, será possível pré-visualizar a nota e, se tudo estiver correto, é só clicar em Emitir NF-e.
Mas quem pode realizar devoluções?
Por padrão, o sistema irá habilitar automaticamente a permissão de Devoluções para os usuários que já possuíam a permissão de Operações do PDV ativa. Para verificar essa informação, acesse o menu lateral Configurações, submenu Usuários, selecione o usuário ao qual você deseja visualizar e clique em Editar. Na aba de Permissões, busque por PDV Frente de Caixa e verifique se a opção Operações do PDV está marcada.
A partir de agora, a permissão para uso do recurso de devolução de mercadorias constará no módulo de Vendas, por isso fique atento para que essa permissão esteja ativa.
Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br