Defina qual informação irá preencher para a busca, se será o Número da NFC-e ou o Código da Venda. Nesse caso, eu optei por informar o código da venda.
Uma vez que seja preenchida uma dessas informações, o sistema já carregará o nome do cliente (se foi informado no momento da venda), as mercadorias e a forma de pagamento.
Na seguinte etapa, selecione uma das opções: Salvar ou Salvar e ir a Devoluções.
Agora, veja que a venda já consta na listagem de devoluções. Selecionando o checkbox ao lado do código da venda, surgem 3 novas opções: Visualizar Venda, Emitir NFe Devolução e Cancelar Seleção.
Clicando em Emitir NFe Devolução, você será direcionado à tela de Nova NF-e. Note que as informações da sua empresa, da venda devolvida e do cliente já são carregadas automaticamente. É importante destacar aqui que as grandes mudanças, sendo elas:
Campo Tipo de Operação: será Entrada;
Campo Finalidade da Operação: será Devolução de Mercadoria;
Campo Natureza da Operação: será de Devolução de Mercadoria;
CFOP nos produtos: na aba Produtos, verifique se as tributações e CFOP estão informados corretamente.
Por padrão, o sistema irá habilitar automaticamente a permissão de Devoluções para os usuários que já possuÃam a permissão de Operações do PDV ativa. Para verificar essa informação, acesse o menu lateral Configurações, submenu Usuários, selecione o usuário ao qual você deseja visualizar e clique em Editar. Na aba de Permissões, busque por PDV Frente de Caixa e verifique se a opção Operações do PDV está marcada.
A partir de agora, a permissão para uso do recurso de devolução de mercadorias constará no módulo de Vendas, por isso fique atento para que essa permissão esteja ativa.