Como cadastrar Usuário Vendedor no SIGE Cloud

Ter cadastros precisos e organizados referente a cada colaborador da sua empresa, é essencial para o bom andamento da sua rotina administrativa. Por isso, controlar as atividades de vendedores e as informações às quais esses usuários terão acesso é de suma importância. Assim, neste artigo, você verá o passo a passo para cadastrar um usuário vendedor. 

Para isso acesse o menu lateral Cadastros, submenu Nova Pessoa.

Agora, você precisará realizar o cadastro de uma pessoa com o Rótulo de Vendedor.

Como configurar o usuário?

Uma vez realizado o cadastro da pessoa Vendedor, será necessário criar um novo usuário no sistema. Para isso, acesse o menu lateral Configurações, submenu Usuários e clique em Novo

Dados Básicos

Os campos abaixo são de preenchimento obrigatório:

Tipo de Usuário: selecione a opção Vendedor;
Nome do Usuário: informe qual será o nome do usuário vendedor no sistema;
Vendedor: selecione o nome da pessoa conforme foi cadastrado anteriormente no cadastro de pessoas;
E-mail do Usuário: este e-mail será utilizado para que o vendedor realize o login e possa acessar o sistema;
Senha do Usuário: informe uma senha para que o vendedor possa acessar o sistema;
Telefone para Suporte via Whatsapp: informe o telefone caso esse usuário tiver suporte por WhatsApp
Ativo: se esta opção for habilitada, este usuário será considerado como ativo e poderá fazer login no sistema utilizando o e-mail e senha cadastrados. Se for inativo, não terá a opção de fazer login no sistema utilizando suas informações de acesso;
Empresas do Usuário: você precisará selecionar as empresas a qual o usuário terá acesso as informações.

Restrições de Acesso

Nesta aba será possível impedir ou permitir o acesso do usuário às configurações do sistema, como acesso a ações relacionada a pedidos, orçamentos, cotações, alterações de cadastros.

Mais abaixo temos as configurações de Tabela de preço e Bloqueio de depósitos.

Tabelas de Preço Visíveis Para o Usuário: ao expandir esta aba, você poderá selecionar as tabelas de preço que o usuário terá acesso ao utilizar o sistema;
Bloquear Depósitos Para o Usuário: ao expandir esta aba, será possível habilitar os depósitos aos quais o usuário poderá ter acesso.

Permissões

Nesta aba você irá definir os módulos do sistema que seu usuário terá acesso.

Aplicar permissões de um perfil de usuário: neste campo é possível escolher as permissões de acordo com as de um perfil de usuário cadastrado no sistema;
Financeiro básico: selecione esta seção para determinar que o usuário terá acesso para editar e visualizar todas as configurações básicas de financeiro, ou clique no ícone “+” para visualizar quais são as configurações desta seção;
Cadastros básicos: selecione esta seção para determinar que o usuário terá acesso para editar e visualizar todas as configurações básicas de cadastros, ou clique no ícone “+” para visualizar quais são as configurações desta seção;
Financeiro avançado: selecione esta seção para determinar que o usuário terá acesso para editar e visualizar todas as configurações avançadas de financeiro, ou clique no ícone “+” para visualizar quais são as configurações desta seção;
Vendas – Pedidos/Orçamentos e Ordens de Serviço: selecione esta seção para determinar que o usuário terá acesso para editar e visualizar todas as configurações de pedidos, orçamentos e ordens de serviço, ou clique no ícone “+” para visualizar quais são as configurações desta seção;
PDV – Frente de caixa: selecione esta seção para determinar que o usuário terá acesso para editar e visualizar todas as configurações de PDV, ou clique no ícone “+” para visualizar quais são as configurações desta seção;
CRM – Oportunidades de Negócios, Funil de Vendas e outros: selecione esta seção para determinar que o usuário terá acesso para editar e visualizar todas as configurações de oportunidades de negócios e funil de vendas, ou clique no ícone “+” para visualizar quais são as configurações desta seção;
SIGE Mobi – PDV para celular: selecione esta seção para determinar que o usuário terá acesso para editar e visualizar o SIGE Mobi, ou clique no ícone “+” para visualizar quais são as configurações desta seção.

Configurações do PDV

Empresa no PDV: neste campo, defina a empresa à qual o usuário deve ter acesso para fazer vendas no PDV;
Depósito no PDV: neste campo, defina de qual depósito devem ser retirados os produtos que o usuário vender pelo PDV;
Número do Caixa PDV: neste campo informe o número do caixa que o usuário acessa;
Meta de Venda Mensal (R$): neste campo informe em reais a meta mensal a ser batida pelo funcionário;
Esconder preço padrão: habilite esta opção para impedir que o usuário utilize a tabela “preço padrão” no PDV;
Não utilizar fechamento de Caixa às Cegas: habilite esta opção para informar que não é necessário que o usuário realize o fechamento de caixa com supervisão.

Configurações de Comissão

Dia Vencimento Comissões PDV: neste campo, informe qual dia do mês será o dia final para as comissões de vendas realizadas pelo PDV;
Comissão a partir do Produto (PDV): habilite esta opção para determinar que o valor da comissão deste usuário será calculado a partir do valor informado no cadastro do produto quando o usuário fizer uma venda por PDV;
Comissão PDV (%): neste campo, informe em percentual qual a comissão que o usuário deve receber por vendas pelo PDV;
Comissão à partir do Produto (Pedidos e Orçamentos): habilite esta opção para determinar que o valor da comissão deste usuário será calculado a partir do valor informado no cadastro do produto quando o usuário fizer uma venda por cadastro de pedidos/orçamentos;
Comissão Pedidos e Orçamentos (%): neste campo, informe em percentual qual a comissão que o usuário deve receber por vendas por cadastro de pedidos/orçamentos.

Acesso Dashboard

Nessa seção será possível decidir os dados que serão visíveis ao seu vendedor ao acessar a Dashboard.

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

2 Comentário

  • Regiane

    5 de maio de 2022

    Realmente é necessário cadastrar um acesso para o vendedor , por que ?

    Responder
    • Jéssica Kletke

      6 de maio de 2022

      Olá Regiane, tudo bem?

      Sim, se você quer que o vendedor tenha acesso ao sistema ou que seja mencionado em uma venda, é preciso que você o cadastre como usuário. Somente dessa forma o sistema entenderá que esta pessoa tem um acesso diferente das demais que estão cadastradas no sistema.

      Agradecemos seu contato e seguimos à disposição! ☁

      Responder

Deixe seu comentário