Como emitir NF-e de Transferência no SIGE Cloud

A NF-e de transferência deve ser emitida quando ocorrer movimentação de estoque entre empresas que estiverem sob a mesma titularidade. Em outras palavras, este documento fiscal é emitido entre matrizes e filiais, ou entre filiais e outras filiais.

No SIGE Cloud, para que seja possível emitir a nota de transferência, é necessário que você gerencie estas empresas pela mesma licença. Ou seja, deve ter tanto a empresa matriz quanto a empresa filial registrada no sistema, bem como deve realizar o controle de estoque das duas organizações na mesma licença. Portanto, antes de começarmos esta explicação, certifique-se de que no menu lateral Cadastros, submenu Empresas, tenha as duas empresas registradas.

Outra dica importante é que você deve criar um depósito específico para cada organização e inseri-lo no cadastro de cada uma das empresas. Para saber mais, acompanhe o artigo: Como cadastrar um novo depósito no SIGE Cloud.

Sabendo de tudo isso, é o momento de emitir a nota fiscal de transferência. No SIGE Cloud ela pode ser emitida de duas maneiras. Uma delas é ao realizar uma movimentação entre depósitos, onde a mercadoria sai do depósito/empresa X e entra no depósito/empresa Y. Então, depois de realizar esta movimentação, o sistema oferece a possibilidade de emitir a nota de transferência dos produtos movimentados entre os depósitos. Temos um artigo explicando como realizar esta ação, você pode conferir clicando aqui.

Mas aqui neste artigo, vamos te ensinar como emitir a nota de transferência, sem ter realizado a ação entre depósitos. Este processo será realizado através de uma Nova NF-e Avulsa. Porém, é importante ressaltarmos que diferente das demais notas avulsas, a nota de transferência será a única que movimentará seu estoque. Ou seja, mesmo que você não gere movimentação entre depósitos, a nota avulsa de transferência irá realizar esta movimentação automaticamente no momento em que a nota for autorizada.

Agora, vamos ver como realizar este procedimento?!

Primeiramente, acesse o menu lateral Fiscal, submenu Nova NF-e Avulsa.

Seção Dados da Nota Fiscal

Na nova tela, na seção Dados da Nota Fiscal, alguns campos já virão automaticamente preenchidos, mas você deverá realizar alterações em alguns deles. No campo Tipo de Operação, informe a opção Saída, pois a mercadoria sairá da empresa que emitirá a NF-e. Ao lado, no campo Finalidade da Operação, informe a opção Transferência. E por fim, no campo Natureza da Operação, informe o CFOP que será utilizado na emissão desta nota de transferência.

Aba Emitente

Depois de preencher estes campos, você deverá acessar a aba Emitente e definir qual é a empresa que emitirá a nota. Ou seja, de onde os produtos transferidos serão retirados do estoque. Nesta momento você também deve informar o nome do Depósito de Saída dos Produtos.

Aba Destinatário/Remetente

Ao lado, na aba Destinatário, você deverá informar a outra empresa para qual os produtos serão transferidos. E assim como na tela anterior, nesta também você deve informar o depósito, porém desta vez será o Depósito de Entrada dos Produtos.

Aba Produtos

Depois disso, acesse a aba Produtos e insira os itens que serão transferidos. Lembre-se de informar corretamente todos os dados fiscais nos produtos informados na nota. Basta clicar no ícone de lápis para editar o produto, e inserir os dados de CFOP, ICMS, PIS, COFINS e IPI.

Aba Transp./Frete, Faturas e Docs. Referenciados

Assim que você terminar de preencher os dados dos produtos, você verá as abas de Transp./Frete, Faturas e Docs. Referenciados. Mas como esta é uma NF-e de transferência, nenhum desses campos precisam ser preenchidos. Portanto, você poderá deixá-los da forma que estão, ou seja, sem preenchimento.

Aba Infos. Complementares

Por fim, na aba Infos. Complementares você poderá descrever alguma informação importante de contribuição ao fisco sobre a nota fiscal em questão.

Emitindo a nota fiscal

Com todos os campos da nota preenchidos corretamente, você poderá realizar a emissão. Sendo assim, clique em Salvar, em seguida em Pré Visualizar e por último, em Emitir NFe. Dessa forma, sua Nota Fiscal de Transferência será Emitida com Sucesso!

Para confirmar que os produtos movimentaram seu estoque, basta acessar o menu lateral Estoque, submenu Movimentações e verificar que ocorreu saída do depósito de origem, e entrada no depósito de destino.

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

Deixe seu comentário