Como gerar o Facilitador de SPED Fiscal no SIGE Cloud

O SPED Fiscal é um arquivo digital que contém informações fiscais das notas. Essas notas seriam as de compras, ou seja, das notas de entrada que tenham sido importadas pelo XML no sistema, como também as notas emitidas pela sua empresa. Além disso, se sua empresa gera ordens de produção, esses dados também são levados em consideração. O SIGE Cloud permite que você gere o arquivo facilitador do SPED Fiscal para informar os dados ao Fisco com facilidade.

Para gerar o SPED Fiscal, acesse o menu lateral Fiscal, submenu Gerar Sped Fiscal.

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Assim que carregar a tela, aparecerá alguns campos para serem preenchidos. Nesse momento será necessário o auxílio do responsável contábil da sua empresa para saber quais os dados corretos.

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Empresa: informe a empresa que será levada em consideração na geração desse SPED Fiscal;
Perfil: selecione o perfil de acordo com sua empresa. Você pode verificar o perfil da sua empresa diretamente no Ministério da Fazenda, basta clicar aqui;
Retificação: selecione esta opção caso o SPED a ser gerado é de correção de algum outro arquivo SPED;
Data Venc. Guia ICMS: informe a data de vencimento da guia de recolhimento do ICMS da sua empresa;
Cód. Receita ICMS sua UF: informe o código da receita do ICMS do seu estado referente a contribuição do ICMS. Você pode verificar essa informação na Tabelas do Sistema Público de Escrituração Fiscal, basta clicar aqui;
Gerar Bloco K: selecione esta opção caso deseje que seja gerado o bloco K no SPED Fiscal;
Gerar Inventário: selecione esta opção caso deseje que seja gerado o inventário de produtos no SPED Fiscal. Lembrando que este bloco somente será gerado para produtos que tiverem Saldo na data informada e que tenham Plano de Contas informado. Ao habilitar esta opção, serão abertos dois campos:
Motivo do Inventário: informe qual o motivo da geração do inventário de produtos neste SPED Fiscal;
Data do Inventário: selecione a data do inventário de produtos que será levado em consideração no SPED Fiscal;
Filtros Período: informe de qual período o SPED Fiscal deve ser gerado.

Por fim, clique em Verificar. Em seguida, serão apresentados os dados que conterão no SPED Fiscal, de acordo com as informações inseridas anteriormente.

Aba Pessoas Relacionadas

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Nesta aba serão listadas todas as pessoas que tiveram algum tipo de interação de documentos fiscais.

Aba Produtos das Notas de Entrada

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Nesta aba serão informadas as descrições dos produtos de notas que foram importadas pelo XML no sistema.

Aba Totais por Operação

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Nesta aba mostrará o valor das notas e demais descrições como Número da Nota, Situação do ICMS, CFOP, Alíquota do ICMS, Valores das Operações e Valor do ICMS.

Aba Ordens de Produção

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Nesta aba serão informados os produtos em que passaram por alguma Ordem de Produção.

Depois de conferir os dados na tela, clique na opção Gerar Sped, no topo da página.

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Dessa forma, automaticamente será baixado o arquivo SPED Fiscal para seu computador, onde você poderá encaminhar ao seu contador.

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Caso deseje baixar novamente esse arquivo gerado no sistema, basta acessar o menu lateral Fiscal, submenu Sped Fiscal Gerados.

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