Por que ocorre erro ao habilitar o envio pelos Correios na SIGE Loja
As formas de entrega de mercadorias nas lojas virtuais são de extrema importância. Ter várias opções de envio possibilita ao cliente escolher quais delas oferece a melhor vantagem. Na SIGE Loja não seria diferente. Você pode personalizar o envio das mercadorias do seu site através de veículo próprio, JadLog (transportadora) e ainda, através do SIGEP Web (Correios).
Mas ao configurar sua SIGE Loja para enviar as mercadorias pelos Correios, você já se deparou com a mensagem: “Sigep Indisponível: Verifique se os dados da integração no cadastro da empresa Empresa Exemplo estão corretos!“? Se sim, vamos te explicar o motivo disso.
A validação do SIGEP Web ocorre ao informar os dados de integração com os correios no cadastro da empresa. Porém, os dados informados nestes campos devem estar preenchidos corretamente. Muitas pessoas acham que o Usuário e Senha que é solicitado seja de acesso a plataforma dos correios. Mas é aí que se enganam. Na verdade, o Usuário e Senha é de acesso via API ou via Web Service. Logo, ele é diferente dos dados que você utiliza para acessar o painel dos correios. Para adquirir os dados de API/Web Service, é necessário entrar em contato com os correios e realizar esta solicitação. Após disso, você poderá inseri-los no cadastro da sua empresa. Basta acessar o menu lateral Cadastros, submenu Empresas e editar sua empresa.
Agora, na tela de edição do cadastro da empresa, na aba Dados, expanda a seção Dados Integração Correios – SIGEP WEB. Em seguida você verá os seguintes campos.
Número Contrato: digite o número do seu contrato junto aos Correios. Este código possui apenas números;
Número Cartão Postagem: informe o número do cartão de postagem da sua empresa junto aos Correios. Normalmente, este número está presente na documentação dos Correios;
Prazo Mínimo para Entrega: informe em dias, o prazo mínimo de entrega de todos os seus pedidos para seus clientes. Caso a mercadoria não seja entregue no prazo informado será cobrada uma multa por atraso. Portanto, você poderá informar um prazo maior do que estipulado pelos Correios, valendo assim o maior prazo;
Usuário: informe o seu usuário via API/Web Service que foi solicitado aos Correios;
Senha: digite a sua senha via API/Web Service que foi solicitado aos Correios;
Utilizar endereço do depósito nas etiquetas e no AR: marque este checkbox para que o endereço do remetente nas etiquetas SIGEP e no AR, seja o endereço do depósito correspondente à venda. Se não marcado o endereço de remetente será o da sede da empresa. Esta opção é relevante em casos de devolução.
Feito isso, clique em Salvar. Agora você poderá habilitar novamente as entregas através do SIGEP Web na sua SIGE Loja.
Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br