Por que a NFC-e está sendo emitida em contingência no SIGE Lite

Se você emite NFC-e é comum que já tenha visto a mensagem “NFC-e emitida em Contingência”. Esta mensagem significa que o estabelecimento não esta conseguindo se comunicar com a SEFAZ para a emissão de NFC-e, ou seja, a NFC-e que apresentar esta mensagem, ainda não foi emitida.

Porém, esta mensagem pode aparecer mesmo que o estabelecimento esteja se comunicando com a SEFAZ. Para corrigir a emissão, verifique os seguintes pontos:

1. SEFAZ Indisponível

Um dos motivos da NFC-e estar sendo emitida em contingência é a SEFAZ indisponível. Para verificar, você poderá acessar o Portal da Nota Fiscal Eletrônica e verificar se seu estado esta listado na contingência ativa.

2. Sistema configurado para emissão em contingência

Através do SIGE Lite também é possível ativar a contingência na emissão de notas. Por isso, caso seu estado não esteja em contingência, verifique se o sistema esta configurado para este tipo de emissão. Para isso, acesse o menu Configurações, submenu Configurações e na aba Fiscal, verifique se o checkbox Emitir NFe em Contingência esta marcada. Caso marcada, desmarque o checkbox e salve a alteração.

3. Certificado Digital

Suas NFC-e podem não estar sendo enviadas por você não ter realizado o upload do seu certificado digital para o sistema. Para isso, acesse o menu Configurações, submenu Configurações e na aba Fiscal, verifique se o seu certificado esta configurado. Caso não esteja, siga o passo a passo do artigo Como configurar o Certificado Digital no SIGE Lite.

4. Windows desatualizado

O que pode estar ocasionando também a emissão da NFC-e em contingência é o seu Windows desatualizado. Se você possui Windows 7 e já verificou todos os casos citados acima, deverá abrir um chamado junto ao suporte e solicitar a instalação das cadeias.
Verifique também se seu computador possui atualizações a serem realizadas através das Configurações.

Importante! Você possui até 24 horas para realizar a transmissão da NFC-e para o ambiente de produção. Caso tente realizar a transmissão após 24 horas, a NFC-e não será mais aceita e você deverá emitir uma nova NFC-e.

Deixe seu comentário