Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/ajuda.sigecloud.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio docy foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/html/ajuda.sigecloud.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Tabela Difal – Alíquota interna e interestadual – Central de Ajuda | SIGE Cloud

Tabela Difal – Alíquota interna e interestadual

A Difal é um Diferencial de Alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) utilizado para equilibrar a arrecadação desse imposto entre os estados.

As empresas que se enquadram no regime de apuração Simples Nacional não tem a obrigatoriedade de inserir esses dados ao emitir a NF-e. Porém, as empresas do regime Lucro Presumido e Lucro Real, devem descrever obrigatoriamente essas alíquotas.

Mas somente será possível adicionar esses dados quando o emitente da nota está realizando uma NF-e de saída para um consumidor final (que não possuem Inscrição Estadual). E ainda, esse destinatário deverá possuir o endereço diferente da UF da empresa emitente da nota.

Para tornar a explicação mais fácil, que tal um exemplo?

A empresa emissora pertence ao Lucro Real, está situada no Rio Grande do Sul (RS) e deseja emitir uma NF-e de venda para um cliente de São Paulo (SP). Porém, esse cliente é um consumidor final, logo, não possui Inscrição Estadual. Assim, na edição da nota, será necessário preencher a alíquota interna e a alíquota interestadual (referente a Tabela Difal).

Como saber qual alíquota deve ser informada?

A Tabela Difal apresenta todos os estados brasileiros com suas determinadas alíquotas. Aqui, você deve encontrar qual é a alíquota interna e qual é a alíquota interestadual, para que seja calculada a alíquota diferencial por essa circulação de mercadoria entre estados diferentes.

No exemplo que estamos utilizando, a alíquota interna do estado de RS é 18%. Para verificar essa informação, você deve localizar na tabela a alíquota que se encaixa ao verificar o estado de origem e de destino sendo RS.

Já para verificar a alíquota interestadual, você deve localizar na tabela o estado de origem como RS e o de destino como SP. O campo que se encaixar, se refere à alíquota interestadual. Neste exemplo, a alíquota é de 12%.

No SIGE Cloud, ao emitir a NF-e através de uma venda ou de forma avulsa, a tela de edição da nota deverá ficar com os seguintes dados:

Na seção Dados da Nota Fiscal, o campo Tipo de Operação deve ser Saída. O campo Operação com Consumidor Final deve possuir a opção Sim. E no campo Natureza da Operação deve haver um CFOP para fora do estado.

Logo abaixo na aba Emitente, deve estar informada a empresa emissora da NF-e. Neste exemplo, terá a empresa com a UF do Rio Grande do Sul. Ao lado, na aba Destinatário, é necessário informar para quem a nota está sendo emitida. Como este é um consumidor final, logo, não terá IE. Além disso, esse destinatário deve ser de estado diferente da UF do emitente da nota. Neste caso, a UF será de São Paulo.

Após preencher todos esses dados na nota fiscal, é o momento de inserir quais os produtos estão sendo utilizados. Portanto, acesse a aba Produtos e adicione os produtos desejados. Lembre-se de inserir o CFOP que foi adicionado na Natureza de Operação, referente a operação fora do estado, clicando na opção Editar em massa.

Agora, para que de fato possa ser informado as alíquotas da Difal, clique no ícone de lápis para editar o produto. Neste momento você pode alterar os dados necessários na aba Dados do Produto, como quantidade, valor unitário, valor de frete e outras informações.

Ao lado, na aba ICMS você consegue informar qual é a Situação do ICMS utilizada nessa nota. Em alguns casos, a alíquota do ICMS é a mesma que a alíquota interestadual, mas é de extrema importância confirmar essa informação com sua contabilidade.

A seguir, na aba ICMS – UF Destino, é onde você irá informar as alíquotas encontradas na Tabela Difal.

No campo Alíquota interna ICMS UF de destino, você deverá inserir a alíquota referente ao seu estado (Origem RS – Destino RS). Neste exemplo, conforme a Tabela Difal, a alíquota é de 18%.

Já no campo Alíquota interestadual do ICMS, você deve inserir a porcentagem de acordo com o seu estado e o estado de destino (Origem RS – Destino SP). Segundo a Tabela Difal, é 12%.

Por fim, você terá possibilidade de informar os demais impostos desse produto, como o PIS, COFINS e IPI. Além disso, caso tenha referenciado mais de um item na nota, você pode fechar a edição desse produto e preencher os dados nas demais mercadorias.

Depois disso, insira as informações de Transporte/Frete, Faturas, Documentos Referenciados e Informações Complementares, caso desejar.

Com a nota fiscal preenchida por completo, já será possível realizar a emissão. Portanto, salve a nota, clique em Pré Visualizar e em seguida, em Emitir NF-e.

Assim, você poderá imprimir a NF-e ou até mesmo baixar o XML do documento.

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

Deixe seu comentário