Como gerar o Relatório de Comissões Lançadas no SIGE Cloud

O relatório de Comissões Lançadas informa todas as comissões lançadas no financeiro, mostrando as informações das vendas correspondentes. Além disso, você pode verificar o valor da comissão da venda e se ela já foi paga. Ainda, o relatório apresenta um totalizador do valor das comissões, o valor das comissões pagas e o valor que resta pagar.

Mas fique atento! Este relatório apenas mostrará informações de comissões que já estejam registradas nos lançamentos financeiros do sistema. Caso você tenha realizado uma venda mas não lançou a comissão no financeiro, esse valor não será inserido no relatório. Se deseja verificar comissões no geral, sendo elas lançadas ou não no financeiro, recomendamos o Relatório de Comissões Pedidos.

Agora, para gerar o relatório de Comissões Lançadas no Financeiro, acesse o menu lateral Relatórios, submenu Financeiro e selecione a opção Comissões Lançadas.

Após isto, você poderá utilizar os Filtros do Relatório para realizar algumas buscas específicas. Os filtros disponíveis são:

Vendedor: informe o vendedor que deseja analisar as comissões;
Origem Comissão: informe se deseja verificar todas as comissões, ou se prefere analisar apenas as comissões de vendas ou de contratos;
Filtrar por: selecione qual o tipo de data você deseja filtrar este relatório. Você tem a opção de filtrar o relatório com o período de acordo com a data de competência (data que a comissão foi registrada), ou de acordo com a data de vencimento da comissão;
Filtros Período: informe o período que deseja filtrar este relatório;
Data Inicial: caso seja selecionado o período Personalizado, você poderá informar a data inicial da sua busca;
Data Final: caso seja selecionado o período Personalizado, você poderá informar a data final da sua busca.

Agora, clique em Aplicar Filtros para que o sistema exiba as informações de acordo com a configuração realizada.

O relatório informa a comissão por venda, onde cada venda possui duas linhas. Na primeira linha é informado o nome do Vendedor, o Código da Venda, o Total Pago da Comissão e o Valor da Comissão.

Já na segunda linha, o relatório descreve mais detalhes sobre a venda e a comissão. Por exemplo: o Código do Lançamento Financeiro da Comissão; a Descrição que foi inserida no lançamento financeiro da comissão; a Data de Competência em que o lançamento da comissão foi criado; a Data de Vencimento da comissão; a Situação da Comissão, se está pago ou não; o Valor Pago e o Valor da Comissão.

No topo deste relatório, é apresentado um totalizador que informa o Total de Comissões, o Valor Total de Comissões Pagas e o Valor Total a Pagar de Comissão. Lembrando que essas informações são descritas de acordo com o filtro aplicado neste relatório.

Por fim, você poderá exportar esse relatório para seu computador através de planilha Excel ou documento em PDF. Para isso, basta clicar sobre os ícones no topo da tela.

Como você pôde notar, esse relatório é excelente para verificar o total de comissões de vendedores, o quanto dessas comissões foram pagas e quanto ainda devem ser pagas. Com a utilização dos filtros, você pode verificar essas informações de acordo com cada vendedor.

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

Deixe seu comentário