Como Agrupar Pedidos e emitir a Nota Fiscal no SIGE Cloud
Sabe quando você tem 2 ou mais pedidos de uma mesma pessoa (seja ela física ou jurídica) e quer gerar uma única NF-e ou NFS-e? Pois então, nesse artigo a gente ensina todos os passos para fazer esse agrupamento, sem erros, sem burocracia e ganhando mais praticidade no controle de vendas e na gestão fiscal!
Para começar, acesse o menu lateral Vendas, submenu Agrupamento de Pedidos.
Nesse momento, se abrirá uma tela de agrupamento de pedidos, onde você deve clicar em Novo e pesquisar pelo código de cada pedido que deseja agrupar. Feito isso, clique em Adicionar. Repita o processo até adicionar todos os pedidos que deseja agrupar.
Uma vez que eles estejam agrupados, você verá a seguinte listagem:
Note que haverá 4 outras abas, onde será possível visualizar outras informações dos pedidos anexados, são elas: Produtos/Serviços, Equipamentos, Laudos e Veículos.
Clique em Salvar e já será exibido o código do agrupamento, o nome da empresa e do cliente.
Clicando em voltar, você retorna à listagem de agrupamentos. Marque o checkbox ao lado do agrupamento gerado e será possível: Emitir a NF-e, Emitir NFS-e, Imprimir o agrupamento, Editá-lo, Excluí-lo ou Cancelar a Seleção.
Para emitir a nota, basta selecionar o tipo de documento fiscal desejado e seguir os passos de preenchimento, conforme vamos explicar mais adiante.
Existe outro caminho para realizar essa opção?
Outro caminho possível é através do menu Vendas, submenu Pedidos e Orçamentos.
Atenção! Os pedidos já precisam estar com o status Pedido Faturado. Para agrupar esses pedidos, eles precisam ser da mesma pessoa e a venda precisa ser proveniente da mesma empresa (considerando casos em que você tenha mais de uma empresa cadastrada no sistema). Por exemplo, você não pode agrupar uma venda da Loja A e uma da Loja B, mesmo que o cliente seja o mesmo.
Selecione os pedidos desejados, clicando no checkbox à sua esquerda. Nesse momento, surgirá uma modal com algumas opções. Então, selecione o tipo de nota que deseja emitir.
Marcando a opção NF-e, você será direcionado para a tela de edição da Nova NFe.
Alguns dados tanto do cliente como dos produtos, já serão carregados automaticamente. Inclua as informações faltantes ou faça algum ajuste necessário. Vale destacar que os dados do remetente (aquele que emite a nota, ou seja a sua empresa, são de preenchimento obrigatório). Com todos os dados corretamente inseridos, clique em Pré-visualizar.
Assim, você poderá revisar a nota e se tudo estiver correto, basta clicar em Emitir NF-e (ou Voltar à Edição para corrigir).
É importante destacar que esse processo não funciona para gerar movimentação financeira. É exclusivamente uma facilidade para emitir a nota fiscal!
E nesse sentido, em se tratando da emissão de uma nota fiscal, há outro ponto super importante que precisa ser observado: você não poderá agrupar pedidos que tenham categorias de venda diferentes. Por exemplo: não dá para juntar um pedido com venda de materiais e serviços e outro com brindes.
Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br