Sabe quando você tem 2 ou mais pedidos de uma mesma pessoa (seja ela fÃsica ou jurÃdica) e quer gerar uma única NF-e ou NFS-e? Pois então, nesse artigo a gente ensina todos os passos para fazer esse agrupamento, sem erros, sem burocracia e ganhando mais praticidade no controle de vendas e na gestão fiscal!
Para começar, acesse o menu lateral Vendas, submenu Agrupamento de Pedidos.
Uma vez que eles estejam agrupados, você verá a seguinte listagem:
Note que haverá 4 outras abas, onde será possÃvel visualizar outras informações dos pedidos anexados, são elas: Produtos/Serviços, Equipamentos, Laudos e VeÃculos.
Clique em Salvar e já será exibido o código do agrupamento, o nome da empresa e do cliente.
Clicando em voltar, você retorna à listagem de agrupamentos. Marque o checkbox ao lado do agrupamento gerado e será possÃvel: Emitir a NF-e, Emitir NFS-e, Imprimir o agrupamento, Editá-lo, ExcluÃ-lo ou Cancelar a Seleção.
Para emitir a nota, basta selecionar o tipo de documento fiscal desejado e seguir os passos de preenchimento, conforme vamos explicar mais adiante.
Atenção! Os pedidos já precisam estar com o status Pedido Faturado. Para agrupar esses pedidos, eles precisam ser da mesma pessoa e a venda precisa ser proveniente da mesma empresa (considerando casos em que você tenha mais de uma empresa cadastrada no sistema). Por exemplo, você não pode agrupar uma venda da Loja A e uma da Loja B, mesmo que o cliente seja o mesmo.
Selecione os pedidos desejados, clicando no checkbox à sua esquerda. Nesse momento, surgirá uma modal com algumas opções. Então, selecione o tipo de nota que deseja emitir.
Marcando a opção NF-e, você será direcionado para a tela de edição da Nova NFe.
Assim, você poderá revisar a nota e se tudo estiver correto, basta clicar em Emitir NF-e (ou Voltar à Edição para corrigir).
É importante destacar que esse processo não funciona para gerar movimentação financeira. É exclusivamente uma facilidade para emitir a nota fiscal!
E nesse sentido, em se tratando da emissão de uma nota fiscal, há outro ponto super importante que precisa ser observado: você não poderá agrupar pedidos que tenham categorias de venda diferentes. Por exemplo: não dá para juntar um pedido com venda de materiais e serviços e outro com brindes.