Como configurar a Unidade Tributável diferente de Unidade Comercial no SIGE Cloud

Existem casos em que o produto é vendido com determinada unidade comercial, porém a SEFAZ o tributa com outra unidade, a chamada unidade tributável. Atualmente a SEFAZ exige essa configuração para produtos utilizados em notas de exportação.

Um exemplo é quando o estabelecimento realiza a venda do produto com a unidade UN e a tributação desse mesmo item é realizada pela SEFAZ em KG.

Nesse caso, é necessário realizar uma configuração no cadastro do produto, para que, ao emitir a nota fiscal, automaticamente seja realizada essa conversão de tributação de UN para KG.

Configurando a Unidade Tributável diferente da Unidade Comercial no cadastro do produto

Para isso, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Produtos.

Screenshot_37.png

Em seguida, edite o produto desejado.

Screenshot_38.png

Na tela de edição, acesse a aba Fiscal. Nesta aba, você verá o campo Unidade Comercial, em que neste exemplo, a unidade será UN.

Screenshot_39.png

Ainda na mesma aba, terá a seção Configurações Fiscais Avançadas, em que será necessário habilitar a opção Unidade Tributável diferente de Unidade Comercial. Ao habilitar esta opção, serão abertos novos campos para preenchimento.

Screenshot_40.png

Neste momento, para identificar o seu fator de conversão você deverá primeiro estabelecer a relação entre a unidade comercial e a tributável.

Ao calcular os valores da nota, o sistema irá realizar as seguintes operações:

 

Quantidade tributável = Quantidade Comercial / Fator de conversão

Valor tributável = Valor Comercial * Quantidade Tributável * Fator de Conversão

 

No exemplo deste artigo, como mencionado anteriormente, será mostrado como funciona a relação de UN e KG. Como não existe uma conversão direta entre estas duas medidas, é necessário saber quanto cada unidade (unidade comercial) pesa em KG (unidade tributável).

O peso do item de exemplo é de 46,5 gramas, ou 0,0465 KG. Por isso, o fator de conversão deverá ser calculado assim:

Fator de conversão = 1 (UN) / 0,0465 (KG)

Fator de conversão = 21,50537634408602

 

Ao calcular os valores na nota, o sistema fará os seguintes cálculos:

Quantidade tributável = 1 (uCom) / 21,50537634408602 (fat.)

Quantidade tributável = 0,0465


Valor tributável = 8,90 (vCom) * 21,50537634408602 (fat.) * 0,0465 (qTrib)

Valor tributável = 8,90

Observação importante: A SEFAZ não aceita mais do que 4 casas decimais no campo de Quantidade Tributável. Em alguns casos será necessário realizar um ajuste no fator de conversão encontrado. Recomendamos que você procure a equipe de suporte para auxiliar nestes casos.

Ainda nesta tela é possível definir o EAN da Unidade Tributável e a Unidade Tributável, que neste exemplo será KG.

Por fim, clique em Salvar no topo da tela.

Emitindo a nota fiscal com o produto de Unidade Tributável diferente da Unidade Comercial

A emissão da NF-e com um produto que possui a Unidade Tributável diferente da Unidade Comercial é realizada da mesma forma como qualquer outra nota. Portanto, pode ser realizada uma NF-e de forma avulsa, ou então uma NF-e através de uma venda. A diferença é que este produto terá os seguintes campos na nota:

Screenshot_42.png

Ou seja, 1 UN da Unidade Comercial se refere a 0,0465 KG da Unidade Tributável. Perceba que no campo de Quantidade Tributável é informado o valor proporcional à Quantidade Comercial.

Fique atento!

Se você deseja que ao emitir a NF-e tenha na DANFE a informação da Unidade Tributável, você poderá habilitar uma configuração em seu sistema. Para isso, acesse o menu lateral Configurações, submenu Configurações do ERP. Em seguida, expanda a seção Gerais e habilite a opção Permitir impressão de Unidade Tributável na DANFE.

Screenshot_43.png

Sendo assim, ao emitir a NF-e com este produto, o sistema irá oferecer a possibilidade de baixar a DANDE com a informação da Unidade Tributável.

Screenshot_44.png

Ao selecionar a opção, a DANFE será impressa conforme a imagem abaixo.

Screenshot_45.png

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

Deixe seu comentário