Como emitir CT-e no SIGE Cloud

A emissão de CT-e é muito comum de ser realizada empresas prestadoras de serviço de transporte, como transportadoras e distribuidoras. Aqui no SIGE Cloud é possível emitir o CT-e através de uma venda ou de forma avulsa, sem vínculo com a venda. Portanto, neste artigo ensinamos você como realizar a emissão do CT-e no sistema de forma avulsa.

Importante!
  • Tenha todos os dados da sua empresa cadastrados corretamente, como CNPJ, IE, RNTRC.
  • Tenha em mãos os documentos necessário para serem referenciados no CT, como NF-e ou outros documentos.

Agora, para emitir o CT-e, acesse o menu lateral Fiscal, submenu Emitir CT-e.

Agora, você será direcionado para a tela de geração do CT-e, em que contará com os seguintes campos para preenchimento.

Seção Dados do CTe

No primeiro momento o sistema apresenta os dados gerais do CT-e. Você apenas deverá informar o CFOP correspondente a esta atividade e a Natureza da Operação, que pode ser a mesma que o CFOP. Além disso, caso você deseja emitir um CT-e Globalizado, habilite este checkbox. Para saber mais sobre a emissão de CT-e Globalizado, acompanhe o artigo: Como emitir CT-e Globalizado no SIGE Cloud.

Seção Dados de Transporte do CTe

Logo abaixo o sistema exibe os campos de transporte para que você preencha de acordo com dados do municípios de início e fim do transporte. No final desta seção você encontra o campo CTe originário de uma NF-e, que você poderá habilitar se este for o caso, e ao lado, o campo Tomador do Serviço, que você poderá escolher entre as opções disponíveis, quem será o responsável pelo pagamento do frete. Será possível escolher entre as seguintes opções: Remetente, Expedidor, Recebedor e Destinatário.

Observação:

  • A opção Expedidor será habilitada apenas com a seleção do checkbox Local de Retirada Difere do Endereço do Remetente, na aba Remetente;
  • A opção Recebedor será habilitada apenas com a seleção do checkbox Local Entrega Difere Endereço Destinatário, na aba Destinatário.

Seção Dados Gerais

A última seção conta com várias abas para preenchimento. Veja quais são elas:

Aba Emitente

No primeiro momento você contará com a aba Emitente, que apresenta os dados da sua empresa que será a responsável por emitir o CT-e. Caso você gerencia mais de uma empresa no SIGE Cloud, confirme se foi informada a empresa correta nesta seção.

Aba Remetente

Na aba Remetente situada ao lado, preencha os dados do fornecedor responsável pela venda das mercadorias. Ao adicionar o nome do remetente, todos os demais campos serão preenchidos conforme estão no cadastro desta pessoa.

Aba Destinatário

Em seguida, na aba Destinatário, informe os dados do destinatário para quem a CT-e será emitida, ou seja, para quem irá receber a mercadoria transportada. Assim como na aba anterior, nesta o sistema também preenche os dados conforme estão informados no cadastro da pessoa.

Aba Dados do Serviço

Logo após, na aba Dados do Serviço você deverá preencher o valor recebido pelo frete e se o mesmo já se encontra como pago ou possui alguma pendência.

Na seção Detalhamento dos Serviços, dentro da mesma aba, será necessário informar a Descrição e Valor do Item do serviço em questão e clique em Adicionar Item. Veja abaixo mais detalhes sobre o preenchimento desses campos:

Descrição Item: neste campo informe o nome do material fornecido e/ou serviços prestados, preenchido na maioria das vezes com a palavra “Frete”, por ser a modalidade geralmente realizada. Porém o campo deverá ser preenchido conforme a operação realizada, caso não possua esta informação, contate o seu contador;
Valor Item: informe o valor total do item ou serviço prestado.

Após preenchidos estes campos, clique em Adicionar Item para que eles sejam levados em consideração no preenchimento automático do campo Valor Total do Serviço localizado acima desta seção.

Aba Duplicatas

Na aba seguinte, chamada Duplicatas, deverá ser preenchida a quantidade e valor de cada parcela referente ao serviço prestado com o seu vencimento respectivo.

Número Duplicata: neste campo, o número da duplicata deve ser informado de acordo com a quantidade de parcelas. Ou seja, a primeira parcela será a duplicata de número 1, a segunda parcela será a duplicata de número 2, e assim sucessivamente;
Valor Duplicata: informe o valor da parcela correspondente;
Valor Vencimento Duplicata: defina a data para vencimento da duplicata.

Por fim, clique em Adicionar Duplicatas e cadastre novas informações, se for necessário.

Aba Inf. Carga

Na próxima aba, referente as Informações sobre a Carga, preencha o Produto Predominante, que seria o produto predominante da carga que está sendo transportada e o Valor da Carga, referente ao valor total das mercadorias que estão sendo transportadas.

Ainda na mesma tela, na seção Componentes da Carga informe a unidade, o tipo de medida e sua respectiva quantidade dos itens.

Aba Inf. ICMS

Na aba seguinte, Inf. ICMS, informe a Situação Tributária do ICMS (CSOSN) e suas alíquotas, caso possuírem. Caso houver alguma dúvida no preenchimento dos mesmos, contate o seu contador.

Aba Inf. Modal Transporte

A seguir, na aba Inf. Modal Transporte, informe o código de Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC). Caso você já tenha registrada esta informação no cadastro da sua empresa, será informado automaticamente o respectivo código neste campo.

Aba Referenciar Documentos

Na próxima aba, Referenciar Documentos, será utilizada para referenciar a chave de acesso da NF-e ou algum outro documento fiscal emitido, garantindo assim a confiabilidade e vinculação necessária. Lembrando que a tela pode sofrer alterações em caso de ter habilitado anteriormente o campo CTe originário de uma NFe. Se desejar você pode utilizar a opção Importar XML, no topo da tela, para preencher as informações de NF-e neste campo.

Aba Dados Complementares

Por fim, a aba Dados complementares será utilizada para preenchimento de informações gerais ou até fiscais, caso houver necessidade.

Emitindo o CT-e

Após o preenchimento dos dados, clique em Salvar e em seguida em Pré Visualizar.

Depois disso, o sistema exibirá uma prévia do CT-e para você realizar novamente a verificação, e quando estiver correto, basta clicar em Emitir CTe.

Assim, a SEFAZ retornará a mensagem Autorizado o uso do CT-e, representado que o documento foi emitido com sucesso.

Depois de emitido, clique em Entendi e o sistema exibirá a listagem de todos os CT-es registrados em seu sistema. Então, você poderá imprimir ou baixar o XML ao selecionar o CT-e e clicar em Mais Ações.

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

Deixe seu comentário