Como emitir NF-e Avulsa no SIGE Lite
No SIGE Lite você pode emitir uma NF-e através de uma venda, ou então, de forma avulsa. A NF-e Avulsa é emitida quando não está vinculada a uma venda, ou seja, o sistema não gera movimentação de estoque nos produtos mencionados na nota, e também, não realiza registros financeiros para a mesma.
Mas antes de iniciarmos a explicação, fique atento a estas instruções:
- Para emitir a NF-e no seu sistema, é necessário que os dados da sua empresa estejam completos e que já tenha configurado o certificado digital;
- Em notas fiscais avulsas, os impostos dos produtos devem ser informados manualmente;
- No SIGE Lite somente é possível emitir NF-e de saída e com finalidade normal. Ou seja, não é possível emitir nota de compra (entrada), devolução, ajuste, transferência ou nota complementar. Em outras palavras, somente pode ser emitida nota fiscal de venda e de remessa, quando a finalidade da operação ser saída.
Agora, para emitir uma nota fiscal avulsa, ou seja, que não está vinculada à uma venda no SIGE LITE, o caminho é bem simples. Acesse o menu Fiscal, submenu Nova NF-e.
Em seguida será exibida uma tela onde você deve informar todos os dados da nota fiscal. Ao informar um cliente já cadastrado no sistema, o SIGE Lite fará o carregamento automático dos dados desta pessoa. Caso o cliente não esteja cadastrado no seu sistema, você poderá criar um novo cadastro diretamente pela tela da nota fiscal.
Na sequência, informe os Produtos que constarão na nota. Basta informar o nome ou o código do produto registrado no seu sistema e automaticamente ele será adicionado na nota. Dessa forma, você pode ajustar a quantidade e valor, e também, definir valores de despesas, desconto e troco, caso seja necessário.
Ainda nesta tela, ao clicar sobre o ícone de cifrão ($) você poderá informar os dados de impostos de cada produto, como a Situação do ICMS, IPI, PIS, COFINS e CFOP. Importante! Caso sua empresa seja do regime de apuração Simples Nacional, não aparecerá opções para informar PIS e COFINS, pois estes impostos são pertencentes ao regime de apuração Lucro Presumido/Real.
Depois de informar todas os dados dos produtos, acesse a aba Pagamentos, selecione a forma de pagamento e a quantidade de parcelas para esta nota. Assim que você adicionar estes dados, você poderá definir a data de vencimento de cada uma das parcelas, e caso tenha selecionado a forma de pagamento cartão de crédito ou débito, insira os dados do cartão e da credenciadora responsável pela transação.
Após inserir estes dados, o próximo passo é adicionar as informações de transporte. Para isto, clique na aba Transporte e defina a modalidade de frete que deseja utilizar nesta nota. Mas caso a NF-e não possua frete, informe a opção Sem frete.
Além disso, caso deseja informar algum dado adicional à sua nota, acesse a aba Observações e insira o dado que desejar.
Por fim, na aba Total você poderá verificar o totalizador com todas as informações da nota fiscal.
Uma vez que todos os dados tenham sido informados corretamente, clique em Salvar.
Assim, o status da nota será Aguardando Envio/Aprovação e ao lado desta informação, você notará que há dois botões na lateral direita da tela: Enviar Nota Fiscal e Excluir. Dessa forma, clique em Enviar Nota Fiscal.
Então, se abrirá na sua tela uma pré-visualização da nota (sem valor fiscal). Portanto, verifique se todos os dados estão corretos e, no final da página clique em OK para confirmar o envio da NF-e.
Uma vez enviada a nota, o seu status passará a ser Nota Fiscal Aprovada. Porém, caso a SEFAZ rejeitar a emissão da nota fiscal, é necessário corrigir os dados necessários e enviá-la novamente. Caso seja necessário, entre em contato com nossa equipe de suporte.
Ainda, você notará que os botões laterais serão alterados. Possibilitando, agora que você execute as seguintes funções:
Baixar XML: ao clicar sobre este ícone você pode realizar o download do XML da nota;
Consultar NFe: clicando sobre esta opção, o sistema realiza uma busca da NF-e enviada para a SEFAZ;
Enviar NFe por Email: ao clicar sobre este ícone o sistema encaminhará a DANFE e XML da nota diretamente para o e-mail do cliente. Lembrando que para isto é necessário ter o servidor de e-mails configurado no sistema e ao informar o cliente na NF-e, você já deve possuir o e-mail no cadastro desta pessoa;
Cancelar: ao clicar sobre este ícone o sistema abrirá a janela de justificativa de cancelamento da nota fiscal emitida, para envio à SEFAZ;
Carta de Correção: ao clicar sobre esta opção, você poderá gerar uma carta de correção para a NF-e emitida, informando os dados que são necessários para a correção;
Abrir DANFE: clicando sobre esta opção, o sistema abrirá a tela de pré visualização, para que possa realizar o download e impressão da DANFE.
2 Comentário
Luis Felipe Menezes
Boa tarde! preciso fazer uma DANFe complementar e não localizo esta opção no sistema… Me foi enviado informações para emitir NF-e Avulsa e já o fiz, mas não tem a OPÇÃO de NF-e COMPLEMENTAR….
Jéssica Kletke
Olá Luis Felipe!
No SIGE Lite somente é possível emitir NF-e de saída e com finalidade normal. Ou seja, não é possível emitir nota de compra (entrada), devolução, ajuste, transferência ou nota complementar. Em outras palavras, somente pode ser emitida nota fiscal de venda e de remessa, quando a finalidade da operação ser saída.
Sendo assim, caso você deseja emitir a NF-e complementar, recomendamos que realize o upgrade para algum plano SIGE Cloud, que contém essa funcionalidade. Para saber mais, entre em contato com nossa equipe através do endereço: comercial@sigeatende.com.br
Agradecemos seu contato e seguimos à disposição! ☁