Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/ajuda.sigecloud.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio docy foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/html/ajuda.sigecloud.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Como fazer Conciliação Bancária por OFX no SIGE Cloud – Central de Ajuda | SIGE Cloud

Como fazer Conciliação Bancária por OFX no SIGE Cloud

O OFX é conhecido como arquivo Open Financial Exchange. É um formato de documento usado para arquivos de dados financeiros que contém transações, declarações e outras informações financeiras. Uma das principais características do formato OFX, é que ele permite a automatização das informações bancárias. O saldo bancário e as movimentações financeiras, serão disponibilizados pela a instituição financeira, isso permitirá que o sistema SIGE Cloud faça a identificação de forma automática.

Após baixar o extrato OFX do seu banco para o seu computador, será possível importar o arquivo para o sistema. 

Para você importar este arquivo, será necessário acessar o menu lateral Financeiro, submenu Importar OFX.

Na próxima tela, selecione o banco em que você exportou o documento .OFX. Em seguida, clique em Escolher arquivos

Busque o arquivo .OFX dentro do seu computador e clique em Abrir. Aguarde alguns instantes, enquanto o sistema fará a leitura do documento.

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Após a leitura do documento, o sistema lhe apresentará a tela Importador de OFX com o registro de todas as suas transações.

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Data: este campo informa a data em que a transação foi realizada;
N° Transação: o sistema informa o número da transação, este número é gerado pela sua instituição financeira;
Descrição Banco: neste campo o seu banco descreve sobre a transação; 
Valor R$: neste campo será informado o valor total efetuado. O valor destacado em azul informa que o lançamento é uma receita, enquanto os valores destacados em laranja referem-se a despesas;
Lançamentos: nesta coluna você poderá vincular seu lançamento já existente ou cadastrar um novo. Assim, o sistema trará as informações do Plano de Conta, Cliente/Fornecedor e Valor R$.

O sistema disponibilizará nesta tela o Total Receitas em azul e o Total Despesas em vermelho, para o gerenciamento das suas movimentações. 

A seguir, será possível fazer a utilização do filtro para realizar suas buscas, clicando em Filtros da Listagem.

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Tudo: busque por todas as transações sem distinção;
Transações Relacionadas: busque por transações que estão relacionadas à lançamentos financeiros;
Transações Pendentes: busque por transações que não estão vinculadas ao lançamento.

Como vincular a transação ao lançamento

Caso tenha cadastrado em seu sistema um lançamento financeiro com a mesma data e valor disponível no arquivo OFX, o sistema fará o vínculo automaticamente. Para vincular manualmente a transação do OFX a um lançamento financeiro já cadastrado no sistema, clique no botão Vincular Lançamento. Após clicar nesta opção, se abrirá outra tela para buscar por lançamentos.

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COD, DOC, BOLETO, Descrição: você poderá buscar por um documento/código/boleto/descrição;
Cliente/Fornecedor: selecione o cliente que deseja buscar o lançamento;
Plano de Conta: selecione um plano de contas para buscar os lançamentos;
Forma de Pagamento: selecione  uma forma de pagamento para buscar os lançamentos;
Empresa: informe a empresa responsável pelo lançamento;
Conta Bancária: informe a conta bancária do lançamento;
Grupo: informe o grupo do lançamento;
Valor: informe o valor do lançamento;
Situação do Lançamento: selecione a situação do lançamento;
Ordenação: selecione por qual data o lançamento deve ser buscado;
Bandeira Cartão: selecione a bandeira do cartão;
Período: selecione o período de data desejado para realizar a busca. Caso selecione a opção Personalizado utilize os campos de Data Inicial e Data Final para definir o período;
Data Inicial: defina uma data para iniciar a busca de acordo com aquele período;
Data Final: defina uma data para finalizar o período da busca;
Filtrar Por: selecione por qual data o sistema deve filtrar.
Agora clique em Aplicar Filtros para que seja realizada a busca. Caso deseje excluir as configurações aplicadas, basta clicar em Fechar.

Após aplicar o filtro, o sistema realizará a busca dos lançamentos que se encaixam no filtro. Selecione um ou mais, para preencher o valor total do lançamento e clique em Carregar Lançamentos.

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Após clicar em carregar lançamentos, o sistema retorna para a tela inicial com todos os lançamentos.

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O ícone verde (positivo) informa que a vinculação foi efetuada corretamente. Isto não significa que a alteração já foi salva, apenas que o sistema encontrou o código correto para vincular. 

Com todos os lançamentos vinculados, clique em Salvar, para que o sistema registre essas transações no seu financeiro.

Como criar um novo lançamento

Para criar um novo lançamento financeiro no sistema, preencha os campos de Plano de Contas e Cliente/Fornecedor:

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Para criar mais de um lançamento financeiro para a mesma transação do OFX, clique na opção Adicionar Lançamento na Lista

Quando as informações forem preenchidas corretamente, o ícone em Vermelho (negativo) apresentado antes do código será substituído por um ícone Verde (positivo). 

Feita a conciliação, clique em Salvar. Assim, o sistema registrará as transações efetuadas e elas aparecerão na listagem dos lançamentos.

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

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