Como importar o XML na Nota de Entrada no SIGE Cloud

Uma das formas de cadastrar uma nova nota de entrada é através do XML que foi enviado pelo seu fornecedor. Esse processo facilita o cadastro de produtos e garante agilidade na rotina do seu negócio.

Para realizar a importação do arquivo XML, acesse o menu lateral Compras, submenu Notas de Entrada.

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Em seguida, na nova tela, clique em Mais Ações e selecione a opção Importar XML.

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Nessa etapa, se abrirá uma modal onde você poderá buscar pelo arquivo XML, enviado pelo seu fornecedor, da nota que estará em seu computador.

Selecione o documento XML e clique em Abrir.

Após a leitura de todas as informações constantes no XML, será aberta uma nova caixa com a listagem de todos os produtos constantes no XML.

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Esta nova caixa permite que você cadastre um novo produto no sistema ou vincule a um produto já cadastrado:

Cadastrar produto a partir da nota de entrada: para cadastrar um novo produto, você deve selecionar qual o Gênero e o Novo CódigoNFe (que seria o SKU do produto), se necessário, e depois clique em Criar Novo. Assim o sistema irá cadastrar automaticamente este produto no sistema.

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Vinculação a um produto que já existe cadastro: se os produtos já estiverem cadastrados, e tiverem o mesmo nome tanto no sistema quanto no XML, o sistema já faz a vinculação automática. Caso contrário, no campo Código Prod. (ERP), você deve informar qual o código deste produto dentro do sistema, e então a vinculação será efetivada. 

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Caso você não se recorda o código exato do produto no sistema, você pode realizar uma pesquisa pelo nome, clicando em Buscar. Será aberta uma tela como a da imagem abaixo, em que você poderá informar o nome do produto e será exibida uma listagem com todos os produtos com esse nome. Para selecionar o produto, clique em Usar.

Depois de adicionar e vincular os produtos do XML aos produtos no ERP SIGE Cloud, a listagem ficará desta forma:

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Você deverá realizar um destes procedimentos com todos os produtos constantes no XML e apresentados nesta janela.

Assim que estiver finalizada essa vinculação, clique em Adicionar Produtos.

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Dessa forma, todos os dados presentes no XML serão informados automaticamente no sistema, podendo visualizar nas abadas Dados da Nota, Dados de Cobrança, Impostos, Dados do Transporte, Produtos e Serviços, Informações complementares e Observações gerais.

Se desejar, você poderá realizar as alterações necessárias.

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Depois de conferido os dados da nota, clique em Salvar, no topo da tela.

Para finalizar a nota, e dar entrada dos itens no estoque, clique em Mais Ações, selecionando a opção Aprovar.

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E para gerar o lançamento financeiro dessa nota, clique novamente em Mais Ações, e selecione a opção Faturar.

Sabia mais sobre esse assunto: Como Aprovar e Faturar uma nota de entrada no SIGE Cloud.

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