Como cadastrar e utilizar a integração com o Banco do Brasil no SIGE Cloud
A integração com o Banco do Brasil foi realizada pensando em você. Esta ferramenta irá facilitar sua rotina de quitações de boletos emitidos pelo Banco do Brasil. A integração funcionará da seguinte forma: você irá gerar o boleto diretamente pelo sistema SIGE Cloud, após isto, o boleto será enviado ao banco automaticamente pela integração e quando seu cliente realizar o pagamento, o sistema irá realizar a quitação do lançamento automaticamente.
Antes de começar, você precisará de algumas informações importantes. São elas:
- AppKey;
- ClientId;
- ClientSecret.
Assista o vídeo: Autorizar envio de API para produção no Portal BB Developers – Procedimentos para o dono da empresa, do Banco do Brasil e saiba mais sobre como conseguir estas informações.
Além disso, você precisará realizar o cadastro desta conta bancária para realizar a emissão de boletos. Lembrando que a conta deve ser a mesma em que foi realizado o cadastro das informações solicitadas acima. Veja o artigo: Como cadastrar uma Conta Bancária para emitir boletos no SIGE Cloud e saiba mais sobre o assunto.
Após realizar os dados informados acima, você já poderá começar sua integração. Para isso, você deve acessar menu lateral Central de Integrações, submenu Financeiras.
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Agora você precisa clicar em Adicionar Loja e selecionar Banco do Brasil.
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Após clicar ali, o sistema abrirá a seguinte tela, onde você deverá clicar em Conectar Conta.
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Feito isso, o sistema apresentará uma tela para que você preencha as informações necessárias. Agora, você irá utilizar as três informações solicitadas no início deste artigo.
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Nome da Integração: informe qual será o nome da sua integração com o Banco do Brasil;
AppKey: informe a chave gerada a partir do passo a passo contido no vídeo do início do artigo;
ClientId: informe a chave gerada a partir do passo a passo contido no vídeo do início do artigo;
ClientSecret: informe a chave gerada a partir do passo a passo contido no vídeo do início do artigo;
Contas Bancárias: informe a conta bancária na qual você gerou as informações acima;
Empresa: informe a empresa responsável por esta integração.
Com todas as informações preenchidas, clique em Salvar. Após isso, se todas as informações estiverem corretas, o sistema apresentará a mensagem de que as configurações foram salvas.
Como utilizar a integração com o Banco do Brasil
Agora você já poderá começar a emitir seus boletos. Veja o artigo: Como gerar boletos bancários no SIGE Cloud e saiba mais sobre o assunto.
Depois de realizar a emissão do seu boleto pela conta bancária da integração, o mesmo já estará constando na central de integrações na aba Boletos. O envio dos seus boletos será automático, você não precisará gerar uma remessa para os boletos cadastrados.
N° Boleto: o sistema apresentará o número do boleto gerado;
Status: o sistema apresentará o status do boleto;
Valor Original (R$): o sistema apresentará o valor em que o boleto foi emitido;
Valor Atual: o sistema apresentará o valor atual do boleto;
Valor Pago: o sistema apresentará o valor pago deste boleto;
Data Registro: o sistema apresentará a data de registro do boleto;
Data Vencimento: o sistema apresentará a data de vencimento do boleto;
Contrato: o sistema apresentará o número do contrato, se houver;
Carteira do Convênio: o sistema apresentará o número da carteira selecionada no cadastro da conta bancária;
Variação Carteira do Convênio: o sistema apresentará a variação da sua carteira;
Abrir Boleto: ao clicar no ícone de Lupa, o sistema apresentará o seu boleto;
Cancelar Boleto: ao clicar no ícone de X, o sistema irá realizar a exclusão do seu boleto.
Você poderá também utilizar os filtros para realizar uma busca mais rápida e específica.
Indicado de Situação: você poderá selecionar o status do boleto;
Modalidade de Cobrança: você poderá selecionar se a modalidade é Simples ou Vinculada;
Carteira do Convênio: caso você utilize mais de uma carteira para a emissão de boletos, você poderá filtrar pela carteira;
Variação da Carteira do Convênio: informe a variação da carteira;
CNPJ do Convênio: informe o CNPJ do convênio;
Dígito CNPJ do Convênio: informe o dígito do CNPJ do convênio;
CPF do Convênio: informe o CPF do convênio;
Dígito CPF do Convênio: informe o dígito do CPF do convênio;
Boleto Vencido: informe se o boleto já esta ou não vencido;
Estado Título de Cobrança: selecione a situação do seu título de cobrança;
Data Inicial do Vencimento: informe a data inicial do vencimento;
Data Final do Vencimento: informe a data final do vencimento;
Data Inicial Registro: informe a data inicial do registro;
Data Final Registro: informe a data final do registro;
Data Inicial de Movimento: informe a data inicial do movimento;
Data Final de Movimento: informe a data final do movimento.
Agora que você já sabe como cadastrar e utilizar a integração do Banco do Brasil, basta você começar a aproveitar este benefício.
Fique Atento! Para que o sistema faça a quitação dos lançamentos financeiros vinculados aos boletos do Banco do Brasil, a página da integração com o banco precisa fica aberta para ocorrer a sincronização.
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