Como cadastrar Operações Fiscais para emitir NF-e no SIGE Cloud

É muito comum as empresas terem tributações de produtos diferente uma das outras. Mas para facilitar esta explicação, vamos exemplificar cada uma das situações.

Uma empresa que vende todos os produtos com a mesma tributação

A primeira situação e a mais simples, é quando a empresa vende todos os produtos com a mesma tributação. Imaginamos que a empresa esteja inserida no regime de apuração Simples Nacional, onde não há incidência de ICMS. Logo, todos os produtos que esta empresa vende terão apenas uma situação de ICMS, que será a 400 (Não Tributada).

Uma empresa que vende produtos com tributações diferentes

Já a segunda situação é quando os itens vendidos não possuem a mesma tributação. Um exemplo disso é quando o governo determina que alguns produtos terão incidência de ICMS ST. Então neste caso, a sua empresa pode ter produtos com o ICMS normal, e outros, o ICMS ST. Mas claro, este é apenas um exemplo. Você pode ter várias outras situações em que o imposto entre os produtos podem mudar, como é o caso de alíquotas.

Duas empresas diferentes que vendem produtos com a mesma tributação

A terceira situação é quando você gerencia no SIGE Cloud duas ou mais empresas, que possuem regimes de apuração diferentes. Ou seja, uma empresa do Simples Nacional e outra do Lucro Real. Porém, ambas vendem os mesmos produtos e a tributação deles não variam, por exemplo, todos eles possuem ICMS normal, sem a incidência de ST.

Duas empresas diferentes que vendem produtos com tributações diferentes

Já a quarta situação é quando você gerencia no SIGE Cloud duas ou mais empresas, que possuem regimes de apuração diferentes. Ou seja, uma empresa do Simples Nacional e outra do Lucro Real. Além disso, ambas vendem os mesmos produtos com tributações diferentes, por exemplo, alguns produtos possuem ICMS normal, sem a incidência de ST, já outros possuem ICMS com a incidência de ST.

Agora ficou mais fácil de identificar qual dessas situações se enquadra na realidade da sua empresa? Então, para saber mais em como configurar cada uma delas no SIGE Cloud, conte com os respectivos artigos:

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

Deixe seu comentário