Como conferir os produtos na Ordem de Expedição do SIGE Cloud
Além de despachar a mercadoria comprada para o cliente, é extremamente importante a conferência dos produtos que estão sendo separados para o envio. O processo de expedir as mercadorias é composto por várias etapas com diferentes, uma delas é a verificação dos produtos, a qual iremos tratar neste artigo.
Para que o SIGE Cloud habilite o recurso de conferência de produtos na ordem de expedição, você deverá utilizar uma configuração. Para isso, acesse o menu lateral Configurações, submenu Configurações do ERP.
![](https://ajuda.sigecloud.com.br/wp-content/uploads/2024/04/image-335.png)
Nesta tela, localize a seção Vendas e habilite a opção Faturar pedido somente após conferência. Em seguida, clique em Salvar.
![](https://ajuda.sigecloud.com.br/wp-content/uploads/2022/02/image-73.png)
Com esta configuração ativa em seu sistema, você já poderá realizar sua venda normalmente. Para isso, acesse o menu lateral Vendas, submenu Novo Pedido.
![](https://ajuda.sigecloud.com.br/wp-content/uploads/2024/04/image-336.png)
Agora, preencha os dados da sua venda, como cliente, empresa, depósito e produtos. As demais informações podem ser informadas de acordo com sua necessidade.
![](https://ajuda.sigecloud.com.br/wp-content/uploads/2022/02/image-83-1024x459.png)
Em seguida, salve sua venda, clique em Mais Ações e selecione a opção Aprovar Pedido.
![](https://ajuda.sigecloud.com.br/wp-content/uploads/2022/02/image-85-1024x458.png)
Assim, você será direcionado para a tela do lançamento financeiro da venda. Nesse momento, ao clicar em Salvar, o sistema apresentará a mensagem “Para poder faturar o pedido todos os itens da venda devem estar conferidos”. Dessa forma, você poderá retornar para a tela do pedido, clicando no ícone de voltar.
![](https://ajuda.sigecloud.com.br/wp-content/uploads/2022/02/image-87-1024x426.png)
Estando na tela de edição da venda, vá até a seção Informações sobre a Entrega e clique na opção Gerar Ordem de Expedição.
![](https://ajuda.sigecloud.com.br/wp-content/uploads/2022/02/image-88-1024x435.png)
Agora, se abrirá a tela da ordem de expedição, com um modal onde você pode selecionar e adicionar os produtos que deseja inserir na ordem.
![](https://ajuda.sigecloud.com.br/wp-content/uploads/2022/02/image-89-1024x316.png)
Depois disso, você poderá informar a empresa, os responsáveis pela separação e despacho dos produtos, o veículo que irá transportar os produtos e os demais dados que considerar necessário. Após isto, você deverá clicar na opção Em Separação, no topo da tela.
![](https://ajuda.sigecloud.com.br/wp-content/uploads/2022/02/image-91-1024x453.png)
Com isso, irá aparecer uma tela com os produtos da ordem de expedição. Aqui você poderá realizar a conferência dos produtos, ou seja, se este item realmente está sendo separado. Para realizar esse procedimento, você pode ler o código de barras do produto e automaticamente ele será conferido, ou então, conferir manualmente clicando em À Conferir. Assim, o campo será substituído para Conferido.
![](https://ajuda.sigecloud.com.br/wp-content/uploads/2022/02/image-93-1024x466.png)
Assim que finalizar, clique em Conferido. Dessa forma, você será direcionado para a tela de listagens de ordem de expedição, podendo verificar que seu status consta como Confirmado.
![](https://ajuda.sigecloud.com.br/wp-content/uploads/2022/02/image-94-1024x396.png)
Após, você deve retornar para a tela da sua venda e faturá-la corretamente. Portanto, acesse o menu lateral Vendas, submenu Pedidos e Orçamentos e edite a venda em questão. Ao carregar a tela, poderá clicar em Mais Ações e selecionar a opção Faturar Pedido. Assim, na tela do lançamento financeiro da venda, você pode informar os dados necessários e clicar em Salvar.
![](https://ajuda.sigecloud.com.br/wp-content/uploads/2022/02/image-102-1024x460.png)
Com o lançamento financeiro salvo, sua venda já estará finalizada com sucesso! Dessa forma, você poderá concluir a expedição dos produtos, acessando o menu lateral Expedição, submenu Ordens de Expedição. Nesta tela, edite a ordem desejada e avance no processo, clicando em Pronta para Despacho. Com isso, automaticamente será aberta uma nova tela para que você possa realizar a impressão da etiqueta de despacho. Depois de realizar este procedimento, poderá retornar para a tela da ordem de expedição e concluí-la, clicando em Despachada.
![](https://ajuda.sigecloud.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Screenshot_3-1024x283.png)
Importante! Caso não deseja realizar a conferência de produtos antes de faturá-los, basta desabilitar a configuração do seu ERP.
Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br