Para realizar o registro de recebimento de um novo cheque, acesse o menu lateral Financeiro, submenu Controle de Cheque e clique em Novo.
Assim, o sistema abrirá a tela de cadastro para o controle do cheque.
Informações de Cadastro
Empresa: informe para qual empresa este cheque está sendo utilizado como pagamento; Cliente/Fornecedor: informe o cliente ou o fornecedor que efetuou um pagamento com este cheque.
Dados de Pagamento
Valor (R$): informe o valor em reais a ser pago com este cheque; Status do Cheque: selecione dentre as opções (A compensar, Pago ou Devolvido), qual o status do cheque em seu financeiro;
A Compensar: será criado um vÃnculo do cheque junto ao lançamento, que ainda ficará com seu valor em aberto para uma futura compensação;
Pago: será criado um pagamento no lançamento conforme valor preenchido no momento da vinculação do lançamento ao cheque;
Devolvido: caso o cheque tenha sido classificado com este status o pagamento realizado no lançamento será excluÃdo e ao realizar vendas para um cliente com cheques devolvidos será emitida uma mensagem de alerta em vermelho (mas não impedirá vendas para este cliente), similar à inadimplência.
Data de Vencimento: informe qual a data de vencimento para o mesmo.
Pesquise por Código ou Nome do Cliente do Lançamento: Na aba vinculação de lançamentos, você pode digitar o código de uma venda ou buscar pelo nome do cliente/fornecedor ou daquela pessoa que está utilizando o cheque como pagamento.