Como Fixar o Frete nos Pedidos do SIGE Cloud

A fim de facilitar ainda mais o controle dos seus lançamentos, implementamos a função de fixar o frete no pedido.

Anteriormente, o sistema calculava e dividia proporcionalmente o frete ao valor de cada item. Desse modo, quando era retirado um dos itens do pedido, o valor do frete referente aquele item era diminuído. Porém, existem algumas empresas que trabalham com o frete fixo, independentemente da quantidade de mercadorias vendidas.

Nesse sentido, para utilizar o valor fixo de frete, você deverá acessar o menu lateral Configurações, submenu Configurações do ERP.

Screenshot_103.png

Na tela de configurações, expanda a seção Vendas e marque a opção Fixar frete. Após isto, basta clicar em Salvar.

Screenshot_104.png

Feito isso, de modo muito simples e prático você mantém a suas vendas organizadas e não corre risco de repassar aos seus clientes um valor maior ou menor referente à entrega do produto comprado.

 

Como adicionar frete em um Pedido ou Orçamento

Na sequência, vamos cadastrar um novo pedido ou novo orçamento. Para isso, acesse o menu lateral Vendas, submenu Novo Pedido. Isso também será possível através do submenu Novo Orçamento.

mceclip0.png

Logo após, na tela Cadastro de Pedidos e Orçamentos, informe os campos sobre os dados do seu pedido. Depois disso, adicione o produto. 

mceclip1.png

Abaixo de todos os produtos adicionados para a sua venda, haverá um quadro azul, onde serão informados os valores totais do seu pedido. Você terá a possibilidade de preencher os campos sobre descontos e despesas gerais. 

mceclip2.png

Agora, que você já foi lá nas Configurações do ERP e através da seção Configurações das Vendas marcou a opção Fixar Frete. Você poderá observar nesta tabela que o checkbox Fixar Frete, será marcado, instantaneamente.

Sendo assim, no campo Frete R$ informe o valor do frete e marque o checkbox Cobrar Frete do Comprador, agora, o sistema fará o cálculo total da sua venda. 

Cobrar Frete do Comprador: com esta opção selecionada o frete será cobrado do cliente e será adicionado no valor total da sua venda, podendo inclusive ser parcelado junto ao valor dos produtos. Se esta opção permanecer desmarcada, o frete será por conta da sua empresa e você deverá lançá-lo como uma despesa de suas vendas.

Depois disso, informe os campos disponíveis nas próximas seções, de acordo com a necessidade do seu pedido ou orçamento. E com a seção Informações sobre a Entrega, será possível informar o endereço do cliente, para o envio dos produtos adicionados.

Informações sobre a Entrega

Através desta seção, é possível definir qual será o meio de envio: Correios, Transportadora ou SIGEP WEB.

mceclip0.png

Tipo de Endereço: selecione neste campo Pessoa, Cobrança ou Entrega. Esta informação será enviada para a listagem do SIGEP WEB;
Meio de Envio: selecione uma das opções disponíveis;
Transportadora: selecione a transportadora já cadastrada no sistema;
Data Envio: informe a data prevista para o envio da mercadoria;
Total Frete (R$): ao informar o frete, no grupo dos produtos adicionados. Este campo será preenchido automaticamente;
Previsão de Entrega: informe a data prevista para que os produtos cheguem até o cliente;
Endereço: verifique se o endereço está informado. Ou informe o CEP para que o sistema faça a busca do endereço, depois disso, informe o número e o complemento;

O CT-e se aplica para as organizações que fazem transporte de cargas por intermédio de uma transportadora.  Ao selecionar esta opção o sistema disponibilizará outros campos para serem preenchidos.

Com a opção Correios selecionada, através do botão Configurar Envio SIGEP será possível enviar seus pedidos através do SIGEP WEB. Siga os passos do artigo: Como criar uma Pré-Postagem dos Correios no SIGE Cloud e saiba mais sobre este assunto!

Após o preenchimento das informações, salve o seu documento. Clicando em Salvar, o sistema fará o registro de todas as informações.

Depois disso, clique no botão Mais Ações, o sistema exibirá outras opções que poderão ser aplicadas ao seu pedido. Através da opção Baixar o sistema disponibilizará um documento semelhante ao modelo a seguir, com as informações cadastradas e o frete incluso.

mceclip3.png

Caso tenha alguma dúvida sobre como faturar o seu pedido ou aprovar orçamentos. Siga o artigo: Como Aprovar e Faturar Pedidos e Orçamentos no SIGE Cloud

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

1 Comentário

  • JENUSLAID

    9 de maio de 2022

    preciso cadastrar o frete para que quando fizer a emissão da NF o frete ser incluso automaticamente.

    Responder

Deixe seu comentário