Como gerar Ordem de Compra da composição do PCP no SIGE Cloud

Quando você estiver realizando a Ordem de Produção de um item, e verificar que as matérias primas não possuem saldo em estoque suficiente para a fabricação desse produto, não se desespere! No SIGE Cloud você pode gerar uma Ordem de Compra junto ao fornecedor do produto diretamente da Ordem de Produção. Veja neste artigo como realizar este procedimento.

Partindo da situação que você já tenha a Ordem de Produção registrada no sistema, você terá editá-la acessando o menu lateral PCP, submenu Ordens de Produção.

Estando na tela de edição da ordem, acesse a aba Composição e expanda a composição do produto que está sendo fabricado.

Nesta tela, você verá o campo Estoque Previsto que informa a quantidade que ficará o estoque dos produtos quando ocorrer a baixa dos compostos ao produzir esta mercadoria. Neste exemplo que estamos utilizando, duas matérias primas não terão saldo suficiente para realizar a fabricação. Portanto, será necessário efetuar a Ordem de Compra desses materiais.

Para isso, selecione os produtos em questão e clique na opção Gerar Ordem de Compra.

Assim, você será direcionado para a tela de Ordem de Compra, onde deverá obrigatoriamente informar o Fornecedor de quem você deseja comprar as mercadorias. Os produtos que serão comprados serão trazidos automaticamente pelo sistema com as quantidades que serão utilizadas na produção, mas você poderá alterar, caso desejar. Os demais dados podem ser preenchidos de acordo com sua necessidade.

Com todas as informações devidamente descritas, você poderá Salvar a ordem. Depois disso, ao clicar em Mais Ações, você poderá enviar o documento de compra por e-mail ao fornecedor, para que ele saiba da solicitação desta compra. Mas lembrando que para isto, sua empresa deve estar configurada com o Servidor de E-mails.

Quando você desejar dar entrada dessas mercadorias no estoque, você pode gerar a Nota de Entrada diretamente pela tela da Ordem de Compra. Para isso, basta clicar em Mais Ações e selecionar a opção Gerar Nota de Entrada.

Assim, você será direcionado para a tela de Nota de Entrada, com os produtos devidamente preenchidos, conforme a Ordem de Compra. Então, depois de conferir os dados, clique em Salvar para registrar a nota em seu sistema. Ainda, para que os produtos deem entrada no estoque, clique em Mais Ações e selecione a opção Aprovar. Se ainda deseja gerar a conta a pagar dessa compra, clique novamente em Mais Ações e agora, opte pela opção Faturar.

Com o saldo devidamente adicionado no estoque, automaticamente será atualizado na Ordem de Produção. Você pode confirmar essa informação ao expandir o produto na aba Composição, dentro da OP. Assim, no campo Estoque Disponível Atual, você verá que terá unidades suficiente dos insumos para produzir o item.

Agora, basta finalizar a Ordem de Produção normalmente.

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

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