Como resolver inconsistências ao importar Produtos por Excel no SIGE Cloud

No SIGE Cloud, você pode cadastrar e alterar os dados dos seus produtos via planilha Excel. Um processo simples e que pode facilitar muito o dia a dia da sua empresa. Acompanhe neste artigo os possíveis erros que podem surgir e como corrigi-los!

Para baixar a planilha para realizar o cadastro dos novos produtos, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Produtos.

Em seguida, vá até o ícone de Mais Ações localizado no canto superior de sua tela e selecione a opção Importar/Exportar.

Logo, serão apresentadas duas colunas para realizar o download das planilhas, cada uma com sua função, sendo elas, Cadastrar Novos Produtos e Alterar Dados de Produtos. 

Importante! Não será possível preencher as informações em uma planilha à parte e depois realizar a importação de dados para o sistema, o processo deve ser feito com a planilha disponibilizada por nós. Para dar continuidade, realize o Download da planilha de adição de novos produtos clicando no ícone informativo. 

Abra a planilha e cadastre os produtos de acordo com as informações disponíveis. Após realizar o cadastro salve e busque pela opção  para importar os dados ao sistema. 

É nesse momento em que alguns erros podem ser apontados, veja quais são: 

Preço de venda Menor que o preço Mínimo

Essa inconsistência ocorre quando o preço de venda do produto informado é menor do que o preço mínimo para venda. O preço de venda do produto pode ser determinado por 3 fatores na coluna R: 1-Lucro Dinheiro, 2-Lucro Percentual e 3-Preço de Venda. Veja como corrigir cada um deles!

1- Lucro Dinheiro: Esse erro é causado quando se é estipulado um lucro em dinheiro que será menor ao Valor mínimo, por exemplo, se você obtém um produto no qual o custo foi R$10,00 e é informado que o lucro será de R$5,00 automaticamente o valor final da venda será R$15,00. Se você informar um preço mínimo maior do que R$15,00, ocorrerá este erro. Sendo assim, o valor mínimo para venda deve ser inferior a soma de custo e lucro que nesse caso foi R$15,00.

2- Lucro Percentual: Esse erro é causado quando se é estipulado um preço mínimo de venda maior que a conversão da porcentagem de lucro em cima do valor de custo do item. Veja no exemplo a seguir: se você adquirir um item pelo valor de R$10,00 e definir que seu lucro em percentual será de 100%, logo, o item será vendido por R$20,00. Sendo assim, o custo mínimo de venda deve ser inferior a R$20,00.

3- Preço de Venda: Esse erro é causado quando se é estipulado um preço de venda menor que o registro de preço mínimo, por exemplo: Registra-se que o preço de venda de uma bermuda é R$110,00. Portanto, se você definir o preço mínimo maior do que R$110,00, ocorrerá o erro. Portanto, para que seja possível cadastrar o produto, o preço mínimo de venda deverá ser inferior a R$110,00.

Já existe um produto com o código EAN XXXXX cadastrado no sistema

Essa mensagem é apresentada quando se é informado um código de barras (EAN) que já se encontra vinculado a outro produto no sistema, sendo assim não será possível finalizar a importação.

Você tem duas opções para ajuste, a primeira é acessar o menu lateral Cadastros, submenu Produtos e buscar pelo produto apresentado pelo sistema como portador desse código EAN e realizar a troca do código. Acompanhe: Como informar o EAN (código de barras) nos produtos do SIGE Cloud.

A segunda opção refere-se a uma configuração do ERP, a qual você deve habilitar para que o sistema aceite o cadastro de vários produtos com o mesmo EAN. Acompanhe: Como utilizar o mesmo código EAN para diversos produtos no SIGE Cloud

O preço de Custo do produto deve ser Maior que zero

Como o próprio erro já diz, o valor de Preço de Custo não será aceito se for menor ou igual a zero, para isso será necessário direcionar-se até a linha e coluna correspondente ao produto para alteração de dados, informando o preço de custo correspondente ao produto cadastrado. A informação deve ser preenchida na coluna Q.

Informado produto Sem Código NFe

Saiba que quando o sistema apresentar esse erro, o motivo foi a falta do preenchimento de uma das primeiras colunas de sua planilha a coluna D correspondente ao CodigoNFe, no qual para resolver, deve ser localizado a linha referente ao item e preencher com a numeração referente ao código no item no sistema, também conhecido como Código SKU.

Ao informar um Nome para o produto, o mesmo deve ser válido

Essa inconsistência ocorre pela falta de um nome para o produto que está sendo cadastrado. Ao ser notificado com essa mensagem você deve ir até a linha apontada pelo sistema e verificar a coluna I disponibilizada para informar o nome do item, assim será possível dar continuidade com a importação. 

Ao informar um Lucro em Dinheiro para o produto, ele deve ser maior ou igual a zero (0)

Esse erro é causado pela ausência do valor de lucro na coluna S na qual está diretamente ligada a R onde se é definido ao que corresponde o valor preenchido na coluna ao lado. Sendo assim, ao definir o lucro, um valor deve ser agregado a ele. 

Depois de localizar a linha correspondente ao item sem informação, preencha com o valor correspondente ao lucro obtido com a venda do item.

Assim, após conferência e preenchimento de dados, o sistema não irá mais lhe notificar por ausência de informações.  

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

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