Como visualizar o Relatório de Rentabilidade Vendas no SIGE Cloud

Com este relatório será possível analisar as vendas que foram mais rentáveis dentro de um determinado período. Para o sistema gerar este relatório, será necessário que o pedido da sua venda esteja vinculado a uma ordem de compra.

Cadastrando o Pedido

Para utilizar as informações deste relatório é necessário registrar pedidos no sistema. Para conhecer o processo de cadastro de pedidos e orçamentos, siga os passos do artigo: Como cadastrar um Pedido ou Orçamento no SIGE Cloud.

O relatório de Rentabilidade Vendas apresentará os dados de um pedido que possuem ordem de compra vinculadas. Sendo assim, será necessário cadastrar um pedido e gerar uma ordem de compra a partir deste pedido. 

Informando Frete (R$)

O valor do frete informado na sua venda será visualizado no seu relatório de Rentabilidade Vendas. 

mceclip6.png

Frete R$: informe o valor do frete para este produto, se houver. Se o frete da mercadoria for pago pelo comprador marque o checkbox Cobrar Frete do Comprador. Depois, informe os campos para envio na seção Informações sobre Entrega.

 

Informando a Taxa de Montagem (R$)

Depois disso, clicando sobre o ícone de Expandir de cada produto aparecerá outros campos que poderão ser preenchidos. 

mceclip5.png

Se for necessário adicionar para este pedido a taxa de montagem, utilize campo Taxa de Montagem (R$). Está informação estará visível no seu relatório para análises futuras.  

Gerando a ordem de compra

Depois disso, clique em Salvar. Em seguida, selecione o produto que deseja, clique no botão de Mais Ações escolha a opção Gerar Ordem de Compra

Screenshot_1.png

Em seguida, informe o Fornecedor e a Transportadora nos campos sugeridos na próxima janela. E clique no Botão Gerar Ordem de Compra

mceclip0.png

Logo após, será apresentada a tela Cadastro de Ordem de Compra. Onde será possível visualizar todos os dados da ordem de compra e realizar outras ações. 

mceclip4.png

Gerando o Relatório de Rentabilidade Vendas

Com este relatório, você poderá ter um maior controle financeiro sobre as vendas que foram efetuadas por sua empresa. 

Para visualizar o seu relatório, acesse o menu lateral Relatórios, submenu Vendas, e selecione a opção Rentabilidade Vendas.

mceclip0.png

Como visualizar o Relatório de Rentabilidade Vendas

Este modelo de relatório foi montado com informações específicas sobre o controle dos seu pedidos gerados através de uma ordem de compra. Ele apresentará o código do pedido, o número da ordem de compra, suas despesas e seu lucro, bem como atalhos para a visualização e impressão de cada pedido.

mceclip1.png

Logo após, clicando sobre o botão Filtros do Relatório, será possível realizar uma busca específica.  

mceclip2.png

Basta preencher algum desses campos e clicar em Aplicar Filtros:

Empresa: selecione uma empresa para sua busca;
Vendedor: selecione um vendedor responsável; 
Período: selecione um período, utilize as opções disponíveis (hoje, amanhã, ontem etc.);

Data Inicial: com o campo Filtros Período na opção Personalizado, será possível definir uma data para iniciar a sua busca. E no campo Data Final, informe uma data para finalizar o período;
Origem da Venda: selecione neste campo uma das opções disponíveis (Venda Direta, Ecommerce, Venda Tipo Representação etc.);
Ordenar Por: selecione uma das opções disponíveis (Data Crescente, Data Decrescente, N° Pedido, N° Ordem de Compra, Total Crescente e Total Decrescente); 
Data Base: selecione uma das opções disponíveis (Data Cadastro e Data Faturamento);
Status Sistema: selecione uma das opções disponíveis (Pedido, Pedido Não Faturado, Pedido Aprovado etc.); 

Após o preenchimento do campo desejado, clique em Aplicar Filtros. Com o botão Limpar Filtros o sistema apaga todas as informações inseridas.

mceclip0.png

Como Exportar Relatório de Rentabilidade Vendas

Após, informar algum dos campos para utilização dos filtros de busca, é possível baixar o Relatório de Rentabilidade Vendas.

Depois disso, clique sobre o ícone Exportar para PDF e será possível exportar o documento de acordo com as informações contidas nos filtros. 

mceclip0.png

No final da sua tela, clique sobre o documento e com o ícone de seta selecione opção Abrir:

mceclip12.png

Logo após, em uma nova tela será exibido um documento semelhante ao modelo a seguir:

mceclip13.png

Depois disso, você tem a possibilidade  de visualizar o documento, no Excel. Para isso, basta clicar sobre o ícone Exportar para Excel.  

mceclip1.png

Na imagem a seguir, um exemplo de como poderá ser o seu documento no formato Excel.

mceclip2.png

Após, a utilização dos filtros é possível analisar os Totais do Período

mceclip3.png

Valor dos Pedidos: neste campo será exibido, a soma total de todos os valores informados nos seus pedidos; 

Taxa de Montagem: a soma total de todas as taxas de montagem;

Valor dos Fretes:  a soma total dos valores dos fretes; 

Valor das Ordens de Compra:  a soma total de todas as ordens de compra neste período; 

Lucro das Vendas: neste campo, você poderá acompanhar o valor total do seu lucro, naquele período; 

Vamos supor que a sua loja realizou a venda de uma mercadoria (por exemplo: uma mesa de madeira). Neste pedido, você cobrou R$700.00 pelo valor da mercadoria, adicionou frete, de R$10,00 do comprador e incluiu uma taxa de montagem, de R$52,20. 

Após, ser gerado uma ordem de compra, esses valores serão vistos no seu Relatório de Rentabilidade Vendas, com estas informações você terá a possibilidade de analisar, o lucro de dinheiro investido, na compra, na produção de uma mercadoria ou na revenda. Agora, veja a diferença do valor entre o investido (Valor da Ordem de Compra) e o resgatado (Valor do Pedido) com esses valores será possível analisar a rentabilidade do investimento. Na imagem a seguir, um exemplo das informações contidas no pedido da mesa de madeira, mencionada no exemplo acima:

mceclip7.png

Saiba mais sobre os campos seguintes:

Pedido: neste campo, o será apresentado o código do pedido, clicando sobre ele será mostrada a tela de Cadastro de Pedidos e Orçamentos, onde você poderá verificar o pedido e realizar outras ações;

Ordem de Compra: neste campo, será apresentado o código da ordem de compra, clicando sobre ele será exibida a tela Cadastro de Ordem de Compra, onde você poderá verificar os dados da sua ordem de compra e realizar outras ações;

Data Pedido: neste campo, será possível visualizar a data em que o pedido foi cadastrado;

Valor do Pedido: neste campo, será informado o valor que o comprador pagou pela mercadoria, o total da venda; Se no Cadastro de Ordem de Compra foi marcado o checkbox Somar Frete ao Valor Total do Produto, a taxa de frete será somada no valor do pedido, que será visto neste campo;

Taxa de Montagem: neste campo, será possível visualizar a taxa de montagem; 

Valor do Frete: neste campo, será possível visualizar o valor do frete sobre a mercadoria;  

Valor da Ordem de Compra: neste campo é possível acompanhar o valor do seu custo sobre cada negociação;

Lucro Da Venda: neste campo é possível acompanhar o valor do seu lucro sobre cada negociação. 

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

Deixe seu comentário