Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/ajuda.sigecloud.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio docy foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/html/ajuda.sigecloud.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Por que não consigo cancelar a NF-e emitida no SIGE Cloud – Central de Ajuda | SIGE Cloud

Por que não consigo cancelar a NF-e emitida no SIGE Cloud

No momento de realizar o cancelamento de uma NF-e emitida, existe a possibilidade da SEFAZ rejeitar esse evento de cancelamento do documento fiscal. Neste artigo, descrevemos quatro motivos da SEFAZ rejeitar o cancelamento da NF-e, e como proceder em cada um dessas situações.

Prazo de Cancelamento Superior ao Previsto na Legislação

Essa mensagem é retornada quando você está realizando o cancelamento da NF-e depois do prazo de cancelamento estabelecido pela legislação do seu estado. Nesse caso, não será mais possível realizar o cancelamento padrão dessa nota fiscal diretamente no SIGE Cloud. Portanto, é necessário que você solicite para a contabilidade da sua empresa para realizar o Cancelamento Extemporâneo desse documento, que seria o cancelamento fora do prazo estabelecido.

Consulte neste artigo Qual o prazo para Cancelar a NF-e emitida para cada estado do Brasil.

Pedido de Cancelamento para NF-e com CT-e ou MDF-e

Se você está tentando cancelar uma NF-e e apresenta essa mensagem na sua tela, é por conta que essa NF-e que está cancelando possui vínculo com algum CT-e ou MDF-e. Por mais que não tenha sido a sua empresa que emitiu esses outros documentos, a transportadora responsável pela entrega das mercadorias ao destinatário pode ter realizado a emissão dessas notas, onde se referenciou a chave de acesso da sua NF-e. Portanto, você deverá solicitar o cancelamento do CT-e ou MDF-e antes de realizar o cancelamento da NF-e. 

Confirmado o recebimento da NF-e pelo destinatário

Quando você emite a NF-e para o destinatário, ele poderá reconhecer o documento através da Manifestação. Caso o destinatário tenha manifestado a NF-e com a operação Confirmação da Operação, no momento que você realizar o cancelamento da nota, a SEFAZ exibirá a mensagem de que o destinatário já manifestou o recebimento dessa NF-e. Nesse caso, é necessário que você solicite ao destinatário desfazer essa manifestação, realizando uma nova manifestação com Operação não Realizada ou Desconhecimento da Operação sobre a NF-e. Depois disso, você poderá realizar normalmente o cancelamento dessa nota.

Duplicidade de Evento

Essa mensagem é informada quando a NF-e já está cancelada no Portal Nacional da SEFAZ, porém no sistema SIGE Cloud ela ainda consta com o status Autorizado o Uso. Dessa forma, não é possível cancelar novamente a nota que já está cancelada. Para resolver essa situação, basta atualizar o status da NF-e, através do menu lateral Fiscal, submenu NF-e emitidas, selecione a NF-e e clique em Status NF-e.

Como consultar informações de vínculos e manifestação da nota?

Para verificar que a NF-e realmente existe vínculo com CT-e ou MDF-e, verificar a manifestação que o destinatário da nota realizou ou ou até mesmo verificar que está cancelada, basta acessar o Portal Nacional, informar a chave de acesso da NF-e e clicar em Consulta Completa. Dessa forma, no final da tela serão exibidos os vínculos que essa NF-e possui.

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

Deixe seu comentário