Como emitir a primeira NF-e no SIGE Cloud
Caso você é um novo usuário do nosso sistema, deve estar com dúvida de como se emite a NF-e pela primeira vez. Mas não se preocupe, por mais que a parte fiscal tende a ser complicada, você verá que é muito fácil realizar esse procedimento! Para tornar a explicação mais fácil, vamos elencar alguns tópicos.
1- Configurar os dados da empresa
No primeiro momento, você deve cadastrar todos os dados fiscais na empresa que emitirá as notas fiscais. Para isso, você pode acompanhar o artigo: Como cadastrar Empresa e Filial no SIGE Cloud. Lembre-se de informar o CNPJ, Inscrição Estadual, Endereço completo e Regime de Apuração conforme se enquadra sua empresa.
2- Inserir o certificado digital
Concluído o cadastro da empresa, você deverá configurar o certificado digital dela aqui no sistema. A emissão de NF-e pode ser realizada com certificado A1 e A3. Portanto, para inseri-lo na sua base de dados, você poderá verificar algum dos artigos abaixo:
- Como importar o Certificado Digital A1 para o SIGE Cloud
- Como sincronizar o Certificado Digital A3 no SIGE Cloud
3- Criar os produtos
Agora, para que seja possível emitir uma NF-e, é necessário que tenha os produtos cadastrados no SIGE Cloud. Este procedimento pode ser realizado manualmente, ou em massa, através da planilha Excel. Ainda, você pode inserir a quantidade de saldo que cada mercadoria possui no depósito. Veja mais detalhes em:
- Como cadastrar Produtos Simples no SIGE Cloud
- Como cadastrar Produtos Variáveis no SIGE Cloud
- Como importar e exportar o Cadastro de Produtos por planilha Excel no SIGE Cloud
- Como informar Saldo nos Produtos no SIGE Cloud
4- Criar a pessoa
Além dos produtos, você também deve cadastrar a pessoa para quem deseja emitir a NF-e. Essa pessoa pode ser física ou jurídica, sendo um cliente ou fornecedor. Para isso, você pode acompanhar o artigo: Como cadastrar Pessoas no SIGE Cloud.
5- Emitir NF-e através da venda ou de forma avulsa
Com todos os dados devidamente cadastrados, você já poderá emitir a NF-e no SIGE Cloud! Você pode optar por duas formas. A primeira dela é emitindo a NF-e através da venda, onde a venda irá dar baixa dos produtos no depósito e irá gerar o lançamento financeiro. Já a outra possibilidade é através da nota avulsa, que somente emitirá o documento fiscal, sem ter vínculos com estoque e financeiro. Além disso, emitindo a NF-e de uma venda, você poderá configurar as tributações padrões de cada produto, por meio das operações fiscais. Conheça essas possibilidades nos artigos:
- Como emitir NF-e através de Pedidos no SIGE Cloud
- Como emitir NF-e Avulsa no SIGE Cloud
- Como cadastrar Operações Fiscais para emitir NF-e no SIGE Cloud
Importante! A numeração da primeira nota fiscal você irá definir na tela de edição da NF-e. Ou seja, se você já emitia NF-e por essa empresa em outro sistema, quando estiver inserindo os dados que terão sua nota, você verá o campo de Série e Número, onde deverá inserir a próxima numeração. Assim, em novas notas, o sistema irá seguir a sequência de acordo com a primeira numeração informada. Caso você não saiba qual numeração deve utilizar, solicite essa informação para sua contabilidade.
Seguindo todos esses passos, você não terá dificuldade para emitir notas no ERP mais completo do Brasil!
Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br