Como cadastrar Produtos Simples no SIGE Cloud
Uma das funções básicas e mais utilizadas dentro do SIGE Cloud é o cadastro de produtos. É fundamental compreender como funcionam as seções e campos desse cadastro, pois é a partir dele que você irá controlar o estoque, trabalhar com preços, definir comissões dos vendedores e informar os dados fiscais para não ter dores de cabeça futuras com emissão de notas.
Para realizar o cadastro dos produtos no sistema, acesse o menu Cadastros, submenu Novo Produto.
Nesta etapa você deverá informar os dados básicos do produto.
Aba Dados
Nome do Produto: informe o nome do novo produto que esta sendo cadastrado. Este nome é único, portanto, o sistema não cadastrará nomes de produtos repetidos;
Tipo do produto: nesse campo selecione um dos tipos de produto entre: Simples, Variável, Variação e Pizza;
Código do Sistema: este código será gerado automaticamente pelo sistema para controle do produto;
Código do Produto: informe um código para localizar o referido produto mais facilmente nas outras telas do sistema. Este código é único, ou seja, você não poderá cadastrar dois ou mais produtos com o mesmo código;
Tipo/Gênero: selecione qual o tipo ou gênero do produto. Será este campo que irá definir se o produto é Mercadoria para Revenda, Matéria-Prima, ou Serviço etc. Caso seja escolhida a opção de serviço, automaticamente as definições de estoque são ignoradas;
Marca: selecione a marca do produto, se houver. Lembre-se, essa informação já precisa estar cadastrada em seu sistema. Para saber mais, clique aqui;
Categoria: selecione a categoria em que se enquadra o novo produto cadastrado. Para que o item, de fato, seja vinculado à categoria, é necessário clicar em Adicionar (o botão azul com símbolo de +). Lembre-se, essa informação já precisa estar cadastrada em seu sistema. Para saber mais, clique aqui;
Ocultar nas Vendas: se você marcar esta opção, o produto será ocultado na tela de vendas, ou seja, você não conseguirá vender este item. Esta opção pode ser utilizada em produtos com vendas sazonais ou produtos que saíram de fabricação;
Visível no Catálogo: se marcada essa opção, seu produto estará visível no catálogo de produtos;
Validade: este campo será utilizado na exportação da Carga da Balança;
Produto é vendido por: selecione se este produto será vendido na balança por peso ou unidade, assim será etiquetado corretamente. Este campo será utilizado na exportação da Carga da Balança.
Seção Custos e Precificação
Preço de Custo (R$): informe o custo do seu produto;
Frete pago na Compra (%): informe a porcentagem de frete pago na compra do produto;
Seguro pago na Compra (%): informe a porcentagem de seguro pago na compra do produto;
IPI (%): informe a porcentagem de IPI pago na compra do produto;
ICMS (%): informe a porcentagem de ICMS pago na compra do produto;
Despesas Operacionais (%): informe a porcentagem de despesas incidentes sobre o produto. Este campo é apenas informativo;
Preço de custo com Acréscimos: o preço de custo com acréscimos inclui eventuais taxas e encargos de operação que irão se refletir no preço de venda do produto;
Preço Mínimo Para Venda: defina um valor mínimo para a venda deste produto. Com este campo informado, o sistema não deixará que o produto seja vendido por um preço abaixo do mínimo. O campo preenchido com o valor 0 (zero) informa que não há valor mínimo;
MVA Lucro (R$): informe o valor do lucro sob o preço do produto;
MVA Lucro (%): informe o percentual do lucro sob o preço do produto;
Preço de Venda (R$): informe o valor pelo qual o produto será vendido;
Comissão Vendedor (R$): informe o valor de comissão que o vendedor receberá ao vender este produto;
Comissão Vendedor (%): informe a porcentagem de comissão que o vendedor receberá ao vender este produto;
Comissão Representação (%): informe a porcentagem de comissão que o representante receberá ao vender este produto;
Taxa de Montagem (R$): taxas adicionais pelos serviços de montagem;
Taxa de Montagem (%): seja em valor fixo (R$) ou em um percentual sobre o valor total do produto (%).
Seção Informações Adicionais
Observações: Neste campo você pode colocar maiores informações referentes ao produto, como especificações técnicas. Desse modo os vendedores, integrantes da empresa e também os novos colaboradores poderão fazer as suas consultas. Além disso, estas informações poderão aparecer na venda impressa pelo sistema, para que o cliente tenha maiores detalhes sobre o produto.
Seção Estoque
Estoque para Compra: essa informação será usada pelo sistema para cálculos de previsão de compra de seus produtos, de acordo com a média de entradas e saídas do mesmo;
Unidade de Estoque: selecione a unidade de estoque em que este produto será controlado no estoque; Exemplo: unidade, pacote, quilo, metro, etc;
Número de Série: informe o número de série único para os produtos, se todas as unidades tiverem o mesmo número de série;
Prateleira: informe a localização física do produto no depósito, conforme a prateleira;
Peso Bruto (KG): informe o peso bruto do produto em quilo;
Peso Líquido (KG): informe o peso líquido do produto em quilo;
Tamanho/Dimensões: selecione o tamanho do produto. Lembre-se, essa informação já precisa estar cadastrada em seu sistema. Para saber mais, clique aqui;
Estoque de risco: defina qual a quantidade de risco para este produto no estoque. Ou seja, o sistema notificará quando será necessário realizar uma nova compra do produto, no relatório de estoque de risco;
Não emitir alertas e permitir vendas com estoque negativo: marque esta opção se você não deseja controlar o estoque deste item, e o mesmo poderá ser vendido com estoque negativo;
Cada unidade do produto possui um número de série: marque esta opção se cada unidade do produto que será vendido terá um número de série específico. Com isso, em cada movimentação do estoque será necessário informar qual o número de série que será movimentado;
Permitir Quantidade Fracionada no SIGE Loja: habilite essa opção se deseja vender esse produto no SIGE Loja, onde a quantidade adicionada ao carrinho de compras pode ser fracionada. Normalmente é utilizada essa configuração para produtos vendidos à granel;
Produto Controlado por Lote: marque essa opção caso seu produto seja controlado por lote;
Código de Barras: neste ícone será exibida uma imagem do código de barras do produto, após o mesmo ser salvo;
Venda por metragem quadrada (m²): selecione essa opção se deseja realizar vendas desse produto por metro quadrado, com medidas exatas de largura e altura;
Limite de quantidade por venda: permite que você faça a limitação de compra tanto por formas de pagamento como por quantidade de produtos.
Seção Campos Personalizados
Crie campos personalizados como Atributos para o cadastro de produtos, onde é possível descrever informações específicas que ainda não foram adicionadas ao cadastro. Para saber mais, clique aqui.
Uma vez salvas as informações, você notará que surgirão novas seções e abas, permitindo um preenchimento ainda mais detalhado do referido cadastro.
Ainda na aba Dados, verifique se abrirá duas novas seções: Similares e Valores Cashback.
Seção Similares
Nesse campo você poderá optar por vincular Produtos já cadastrados ou Inserir dados similares avulsos. Para saber mais, clique aqui.
Seção Valores Cashback
Defina a porcentagem de cashback que o cliente que efetuar a compra desse produto terá de retorno de crédito para utilizar em novas compras. É possível definir porcentagens diferentes para vendas realizadas no PDV, no SIGE Loja ou por Venda Direta (Pedido/Orçamento).
Aba Fornecedores
Nesta aba, caso você tenha fornecedores já cadastrados, poderá selecionar o fornecedor padrão e demais fornecedores que já lhe venderam o referido produto. Será possível, ainda, incluir o último preço de custo e a data da última negociação.
Aba Saldo Depósitos / Nº Série
Na aba Saldo Depósitos / Nº Série, você poderá consultar as quantidades do produto em cada depósito cadastrado.
Saldo Atual: neste campo é informado o saldo atual que há em cada depósito, ou seja, a diferença entre todas as entradas e todas as saídas de estoque;
Limite de Venda por Cliente: defina um limite de quantas unidades desse produto poderão ser vendidas a cada cliente, em vendas realizadas no depósito em questão;
Ponto de Ressuprimento: informe a quantidade de saldo de estoque que deseja que o sistema realize uma sugestão para compra. O cálculo é efetuado pelo sistema, levando em consideração o valor informado nesse campo Ponto de Ressuprimento, descontando o valor de Saldo Atual. Esses valores será possível ser analisado no relatório de Estoque Crítica e relatório de Previsão de Compra;
Estoque Mínimo: defina um estoque mínimo para o depósito. Assim, o sistema bloqueará vendas que coloquem a quantidade de produtos no estoque abaixo do mínimo definido.
Aba Fotos
Na aba Fotos, você poderá adicionar imagens do produto. Para adicionar, clique na opção Escolher arquivo e localize a imagem desejada dentro do seu computador. As dimensões da foto são: 200 x 270 pixels.
Ou ainda, você pode selecionar alguma das imagens carregadas automaticamente por nosso buscador de imagens que seleciona fotos disponíveis na internet de produtos com o mesmo nome.
Aba Fiscal
Na aba Fiscal você irá definir as configurações dos produtos que serão necessárias para faturar as vendas.
Grupo Tributário: selecione o grupo tributário dos itens. Esta informações deverá ter sido criada anteriormente no menu fiscal, e fará a ligação entre o produto e as Operações Fiscais;
CFOP Padrão: O CFOP é composto por quatro dígitos, o primeiro dígito identifica o tipo da operação: se é entrada ou saída, se é dentro ou fora do estado ou país. Já os três últimos dígitos referem-se à operação que está sendo realizada. Para você selecionar, a CFOP é necessário ter sido informada anteriormente em alguma Operação Fiscal em Menu Fiscal, Submenu Operações Fiscais.
Código NCM: é determinado por um único código numérico para uma dada mercadoria. Esse código, uma vez conhecido, passa a representar a própria mercadoria. informe o NCM do produto, com 8 dígitos e somente números. Esta informação será utilizada na nota fiscal para calcular o valor aproximado de tributos conforme a Lei da Transparência Fiscal;
Código CEST: informe o Código Especificador da Substituição Tributária, que é um código de 7 dígitos numéricos, que irá uniformizar e identificar as mercadorias em que incidem a Substituição Tributária e antecipação de ICMS;
EAN – Código de Barras: informe o código de barras GTIN (antigo código EAN) do produto que esta sendo cadastrado. Se você informar um código EAN não válido, o mesmo não será considerado na emissão da NF-e;
Unidade Comercial: campo destinado a informar a unidade de medida do produto, utilizada para a comercialização da mercadoria;
Origem da Mercadoria: selecione a origem da mercadoria que esta sendo cadastrada;
Produzido em Escala Não Relevante: os bens e mercadorias relacionados no Anexo XXVII serão considerados fabricados em escala industrial não relevante quando produzidos por contribuinte que atender, cumulativamente, as condições descritas no Convênio ICMS 52/2017 Cláusula XXIII;
Fabricante: se desejar, inclua a empresa fabricante do referido produto;
Código de Benefício Fiscal: consiste em um código, formado pela sigla da UF e seis dígitos sequenciais, que identificam benefícios fiscais ou tratamentos tributários;
Situação Tributária IPI: selecione a situação do IPI para o produto que esta sendo cadastrado. Se você selecionar uma situação que exige uma alíquota do imposto, abrirá outro campo para incluir esta informação;
EX TIPI: código da Regra de Excessão da TIPI (Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados). Ao utilizar a regra de exceção o item informado constará uma tributação da alíquota do IPI diferenciada para o grupo de NCM a qual pertence.
Abaixo, na seção Configurações Fiscais Avançadas, você poderá definir o plano de conta ao qual esse item será vinculado e haverá mais checkboxes que possibilitarão incluir dados tributários mais específicos.
Aba Composição
A aba Composição, cumpre a função de reunir os itens que compõe o referido produto. Essa aba será utilizada em caso de produtos de fabricação própria ou KITs de Produtos.
Localizar Depósito: selecione o depósito de onde o produto da composição sairá quando o produto for fabricado ou quando o kit for vendido;
Localizar Produto ou Serviço: aqui você vai informar a matéria prima do produto, procure a matéria prima, selecione;
Quantidade: informe a quantidade de matéria prima que será necessária para produzir o item. Feito isso, clique em adicionar. Com todas as informações preenchidas, clique em adicionar e você terá a seguinte tela.
Consumo: informe a quantidade de matéria prima que será necessária para produzir o item;
Outros Custos: informe o valor adicional de despesa com o item, se necessário.
Além disso, você terá duas opções que irão interferir no cadastro deste produto:
Kit de Produtos: caso você esteja cadastrando um kit, marque esta opção. Quando você adicionar o kit em uma venda, será apresentada a composição do kit e não o próprio kit para alteração de quantidade e/ou preços. Caso seja um produto acabado que você produz, deixe esta opção desmarcada. Nesse segundo caso, será vendido o produto acabado e não sua composição;
Calcular Custo do Produto Automaticamente: marque esta opção caso você deseje que o valor de custo do produto acabado ou kit seja calculado a partir da soma dos custos da composição informada. Neste caso, o campo Preço de Custo da aba Dados ficará bloqueado para edição, sendo ele a soma da sua composição.
Aba Qualidade
A aba de Qualidade permitirá o cadastro dos requisitos a ser avaliados nos produtos produzidos pela sua empresa. Essa informação é predominante para o módulo PCP, para a geração de Ordem de Produção.
Para gerar a ficha de qualidade do item, deverão ser preenchidos os seguintes campos:
Nível Complexidade: selecione o nível de complexidade para executar a ação necessária para a produção do produto;
Nível Prioridade: selecione o nível de prioridade da tarefa;
Descrição: faça a descrição da tarefa que precisa ser realizada para ser fabricado o item;
Ordenação: informe a ordem em que os requisitos vão ser analisados;
Após preencher todos os dados, clique em Adicionar. Você poderá adicionar quantas tarefas for necessário para garantir a qualidade do item.
Aba Arquivos
Através da aba Arquivos, você poderá anexar quaisquer arquivos relacionados ao produto cadastrado, para consultar quando for necessário.
Aba Últimas Movimentações
Na aba Últimas Movimentações são exibidas as movimentações mais recentes do produto.
Aba Foods
Na aba Foods, é possível cadastrar produtos alimentícios controlados por tamanhos, massa, bordas e sabores. Para saber mais acesse o artigo: Como cadastrar Produtos do Tipo Pizza no SIGE Cloud.
Lembre-se! Você pode preencher apenas as abas e campos necessários à venda do seu produto.
Com os campos preenchidos, clique em Salvar. Agora, você será direcionado à tela de listagem de produtos, onde poderá editar ou excluir qualquer item.
Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br