Como emitir CT-e através de Pedidos no SIGE Cloud
Você que é distribuidor e realiza tanto a venda quanto o transporte das mercadorias, emitir o CT-e através do pedido é a solução mais eficaz para otimizar o tempo! Na própria tela da venda, você preenche as informações para que seja repassadas automaticamente para o Conhecimento de Transporte, e assim, ocorrerá o vínculo entre eles.
No SIGE Cloud você pode emitir CT-e de forma avulsa ou então através de um pedido, o qual ensinaremos neste artigo.
Mas antes de iniciar, é necessário que você já tenha o pedido registrado em seu sistema. Para mais informações sobre este cadastro, veja o artigo: Como gerar Pedidos e Orçamentos no SIGE Cloud.
Assim que cadastrar seu pedido, ainda na tela de edição, vá até a seção Informações sobre a Entrega e habilite o campo Exibir Opções CT-e. Dessa forma, novos campos serão abertos para preenchimento. São eles:
Remetente: informe o nome do fornecedor que é responsável pela venda das mercadorias. No caso do remetente ser sua própria empresa, você deve cadastrar sua empresa no módulo Pessoas do SIGE Cloud. Além disso, você também tem a opção de habilitar se o local da retirada dessas mercadorias será diferente do endereço padrão do remetente, podendo assim definir o endereço do local da retirada.
Destinatário: informe o nome do destinatário para quem a CT-e será emitida, ou seja, para quem irá receber a mercadoria. Assim como no campo de remetente, neste você também consegue definir se o local da entrega será em um endereço diferente do informado no cadastro do destinatário, ou se serão entregues para mais de um destinatário.
Depois de preenchidos os dados, é necessário salvar e aprovar o pedido, clicando em Mais Ações, e em seguida em Aprovar Pedido.
Após realizada esta operação, você poderá emitir a NF-e em relação a esta venda e em logo em seguida, emitir o CT-e. Para gerar a nota fiscal, clique em Mais Ações e selecione a opção Gerar NFe. Saiba mais detalhes sobre a emissão desta nota através do artigo: Como emitir NF-e através de Pedidos no SIGE Cloud.
Depois de emitida a nota fiscal, retorne para a tela da venda e clique novamente em Mais Ações e posteriormente na opção Gerar CTe.
Após realizada esta ação, você será direcionado a tela de emissão de CT-e, onde os campos estarão preenchidos conforme as informações da venda.
Seção Dados do CTe
No primeiro momento o sistema apresenta os dados gerais do CT-e. Você apenas deverá informar o CFOP correspondente a esta atividade e a Natureza da Operação, que pode ser a mesma que o CFOP. Além disso, caso você deseja emitir um CT-e Globalizado, habilite este checkbox. Para saber mais sobre a emissão de CT-e Globalizado, acompanhe o artigo: Como emitir CT-e Globalizado no SIGE Cloud.
Seção Dados de Transporte do CTe
Logo abaixo o sistema exibe os campos de transporte já preenchidos conforme informado na venda. Porém é importante conferir se os endereços informados para início e fim de transporte estão corretos. No final desta seção você encontra o campo CTe originário de uma NF-e, que você poderá habilitar se este for o caso, e ao lado, o campo Tomador do Serviço, que você poderá escolher entre as opções disponíveis, quem será o responsável pelo pagamento do frete. Será possível escolher entre as seguintes opções: Remetente, Expedidor, Recebedor e Destinatário.
Observação:
- A opção Expedidor será habilitada apenas com a seleção do checkbox Local de Retirada Difere do Endereço do Remetente, na aba Remetente;
- A opção Recebedor será habilitada apenas com a seleção do checkbox Local Entrega Difere Endereço Destinatário, na aba Destinatário.
Seção Dados Gerais
A última seção conta com várias abas para preenchimento. Veja quais são elas:
Aba Emitente
No primeiro momento você contará com a aba Emitente, que apresenta os dados da sua empresa que será a responsável por emitir o CT-e. Esta informação é trazida automaticamente da empresa que registrou a venda no sistema.
Aba Remetente
Na aba Remetente situada ao lado, o sistema irá preencher os dados do fornecedor responsável pela venda das mercadorias, conforme informado na edição do pedido. Se necessário você poderá alterar as informações que achar necessário.
Aba Destinatário
Em seguida, na aba Destinatário, o sistema informa os dados do destinatário para quem a CT-e será emitida, ou seja, para quem irá receber a mercadoria transportada. Assim como na aba anterior, nesta você também pode alterar os dados caso achar necessário.
Aba Dados do Serviço
Logo após, na aba Dados do Serviço você deverá preencher o valor recebido pelo frete e se o mesmo já se encontra como pago ou possui alguma pendência.
Na seção Detalhamento dos Serviços, dentro da mesma aba, será necessário informar a Descrição e Valor do Item do serviço em questão e clique em Adicionar Item. Veja abaixo mais detalhes sobre o preenchimento desses campos:
Descrição Item: neste campo informe o nome do material fornecido e/ou serviços prestados, preenchido na maioria das vezes com a palavra “Frete”, por ser a modalidade geralmente realizada. Porém o campo deverá ser preenchido conforme a operação realizada, caso não possua esta informação, contate o seu contador;
Valor Item: informe o valor total do item ou serviço prestado.
Após preenchidos estes campos, clique em Adicionar Item para que eles sejam levados em consideração no preenchimento automático do campo Valor Total do Serviço localizado acima desta seção.
Aba Duplicatas
Na aba seguinte, chamada Duplicatas, deverá ser preenchido a quantidade e valor de cada parcela referente ao serviço prestado com o seu vencimento respectivo.
Número Duplicata: neste campo, o número da duplicata deve ser informado de acordo com a quantidade de parcelas. Ou seja, a primeira parcela será a duplicata de número 1, a segunda parcela será a duplicata de número 2, e assim sucessivamente;
Valor Duplicata: informe o valor da parcela correspondente;
Valor Vencimento Duplicata: defina a data para vencimento da duplicata.
Por fim, clique em Adicionar Duplicatas e cadastre novas informações, se for necessário.
Aba Inf. Carga
Na próxima aba, referente as Informações sobre a Carga, preencha o Produto Predominante, que seria o produto predominante da carga que está sendo transportada e o Valor da Carga, referente ao valor total das mercadorias que estão sendo transportadas.
Ainda na mesma tela, na seção Componentes da Carga informe a unidade, o tipo de medida e sua respectiva quantidade dos itens.
Aba Inf. ICMS
Na aba seguinte, Inf. ICMS, informe a Situação Tributária do ICMS (CSOSN) e suas alíquotas, caso possuírem. Caso houver alguma dúvida no preenchimento dos mesmos, contate o seu contador.
Aba Inf. Modal Transporte
A seguir, na aba Inf. Modal Transporte, informe o código de Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC).
Aba Referenciar Documentos
Na próxima aba, Referenciar Documentos, será utilizada para referenciar a chave de acesso da NF-e ou algum outro documento fiscal emitido, garantindo assim a confiabilidade e vinculação necessária. Lembrando que a tela pode sofrer alterações em caso de ter habilitado anteriormente o campo CTe originário de uma NFe.
Aba Dados Complementares
Por fim, a aba Dados complementares será utilizada para preenchimento de informações gerais ou até fiscais, caso houver necessidade.
Emitindo o CT-e
Após o preenchimento e/ou conferência dos dados, clique em Salvar e em seguida em Pré Visualizar.
Depois disso, o sistema exibirá uma prévia do CT-e para você realizar novamente a verificação, e quando estiver correto, basta clicar em Emitir CTe.
Assim, a SEFAZ retornará a mensagem Autorizado o uso do CT-e, representado que o documento foi emitido com sucesso.
Depois de emitido, clique em Entendi e o sistema exibirá a listagem de todos os CT-es registrados em seu sistema. Então, você poderá imprimir ou baixar o XML ao selecionar o CT-e e clicar em Mais Ações.
Para concluir todos os documentos fiscais necessário para transportar a mercadoria vendida, você ainda deve realizar a emissão do MDF-e. Para saber como emitir este Manifesto aqui no SIGE Cloud, recomendamos o artigo: Como emitir MDF-e no SIGE Cloud.
Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br