Como fazer o Download e a Sincronização do SIGE Mobi

O SIGE Mobi é um aplicativo de controle de frente de caixa (PDV), vendas, ordens de serviços e gestão de empresas. Este é mais um recurso para quem é cliente SIGE Cloud ou para quem utiliza o Plano Starter. Agora ficou mais fácil cadastrar clientes, produtos, empresas, tabelas de preços e agendamentos, onde e quando você quiser, diretamente do seu celular. 

O que eu preciso para utilizar o SIGE Mobi?

  • Ser um usuário do sistema SIGE Cloud ou utilizar o plano Starter;
  • Para realizar o download do aplicativo SIGE Mobi, você vai precisar de um dispositivo móvel com o sistema operacional Android (smartphones ou tablets) ou dispositivos com sistema operacional iOS (iPhone ou iPad);
  • Certifique-se de que no seu dispositivo móvel já esteja instalado a Google Play Store ou App Store.

Eu consigo utilizar o aplicativo gratuitamente? 

Você terá a possibilidade de fazer o download do SIGE Mobi e criar uma conta gratuitamente. Mas o seu acesso será limitado. Não será possível usufruir das funcionalidades do aplicativo, pois ele não está sincronizado com uma conta do sistema (seja do Plano Starter ou do SIGE Cloud). Dessa forma, os dados ficarão somente armazenados no seu celular. Caso queira utilizar como um SIGE Lite Free em um computador, terá que cadastrar todos os dados novamente, ele não fará a sincronização. Nesta conta gratuita criada a partir do aplicativo, não será possível emitir nota fiscal.

Para criar a sua conta no SIGE Mobi, tenha em mãos o número do seu CNPJ, informe o número do seu celular, crie uma senha, confirme a sua senha e clique em Entrar

Fique atento! Para criar uma nova conta, o e-mail não pode estar sendo utilizado em outra licença SIGE e deverá ser o primeiro download do SIGE Mobi no seu smartphone.  

Este aplicativo foi projetado para os usuários do sistema SIGE Cloud e para quem utiliza o SIGE Lite com o Plano Starter, caso você seja usuário do SIGE Lite gratuito e tenha realizado o seu cadastro gratuitamente no aplicativo, clique na opção Suporte no canto inferior direito da sua tela e será exibido um banner de anúncio do Plano Starter.

Vale destacar que nesse momento os recursos serão limitados, pois não haverá sincronização com nenhuma conta do sistema.

O que devo realizar antes de baixar o aplicativo?

Caso você seja o administrador da licença, será necessário vincular uma pessoa ao seu usuário. 

Para isso, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Nova Pessoa. Cadastre os dados como Nome, CPF/CNPJ, marque o rótulo como Vendedor e salve. Saiba mais em Como cadastrar Pessoas no SIGE Cloud.

Feito isso, acesse o menu lateral Configurações, submenu Alterar meus dados e vincule no campo Pessoa a pessoa que acaba de criar.

Informe o nome da pessoa no campo Nome Responsável e no campo Pessoa, busque pelo que cadastrou anteriormente. Feito isso, clique em Salvar Dados.

Caso você seja um usuário ativo do sistema, será necessário realizar a liberação do seu usuário para acessar o SIGE Mobi. Para isso, o administrador da licença ou algum usuário que tenha permissão para gerenciar usuários, deverá realizar o seguinte procedimento: 

Acesse o menu lateral Configurações, submenu Usuários

Em seguida edite o usuário, vá até a aba Permissões e habilite o que deseja que esse usuário verifique, na aba SIGE Mobi – PDV para celulares.

Após selecionar os itens desejados, clique em Salvar. Então este usuário fará o login com seu e-mail e senha de acesso do SIGE Cloud.

Como instalar o SIGE Mobi pela Google Play Store e/ou pela App Store?

Com a tela do seu aparelho aberta, busque pelo aplicativo da Google Play Store ou App Store (de acordo com o sistema operacional do seu smartphone). Depois disso, clique sobre o ícone da Google Play Store ou App Store.  

O sistema operacional do seu aparelho disponibilizará a tela para pesquisas de novos aplicativos. Nesta tela, clique no campo Pesquisar apps e escreva SIGE Mobi.

Ao localizar o nosso aplicativo, clique no botão Instalar.

Quando o download for concluído, o aplicativo estará disponível para uso. Após o término da instalação, clique no botão Abrir.

Agora que você já tem o SIGE Mobi instalado no seu dispositivo, será necessário realizar alguns passos para habilitar os recursos do aplicativo.

Informe o seu e-mail:

Então, informe sua senha, a mesma senha que você utiliza para acessar o sistema em seu computador. Na sequência, clique no botão Entrar

Esqueceu sua senha? Clicando nesta opção, você poderá solicitar uma nova senha. A mesma será enviada para o seu e-mail administrador do sistema.

O que é importante saber sobre a Sincronização? 

Após haver clicado em entrar, você será direcionado para a tela de sincronização das informações. Ou seja, os dados que estão cadastrados no seu sistema no computador (e salvos em nuvem) serão transmitidos também para o seu celular.

  • Com a sincronização, o sistema fará o download dos dados que já estão informados no seu SIGE Cloud, e também quando tiver dados no SIGE Mobi que precisam ser enviados para o SIGE Cloud;
  • A sincronização é feita automaticamente em pequenos intervalos de tempo, esta ação pode levar alguns minutos, dependendo do volume de dados que serão sincronizados, para isso é necessário e extremamente importante que o aparelho celular esteja conectado na internet via wi-fi ou dados móveis;
  • Fique atento! Não minimize o aplicativo, continue com a sua tela aberta, aguarde a configuração total das informações. 

Enquanto o sistema faz a sincronização dos dados da sua conta, é possível acompanhar o percentual das informações que estão sendo sincronizadas, automaticamente.  Agora que você já sabe que é importante manter o aplicativo aberto, aproveite para acompanhar o download das informações. 

Uma vez concluída a etapa da sincronização, o sistema fará o redirecionamento para a tela principal do aplicativo. 

Conheça os recursos do SIGE Mobi

Após ter sido concluída a sincronização, você poderá utilizar os recursos do aplicativo e agilizar as tarefas do seu dia a dia.

No topo desta tela, você terá três ícones importantes, eles são: Wi-fi, Sincronização e Configuração. Fique atento às informações a seguir, elas são muito importantes para a utilização do aplicativo:

Wi-fi: com a sua internet ativa, será possível manter atualizadas as informações do sistema principal que você utiliza (SIGE Cloud ou Plano Starter). Desse modo, o sistema fará a sincronização das informações do seu computador com o dispositivo móvel;

Sincronização: este ícone é o indicador de que suas informações estão sendo sincronizadas. Quando ele estiver em movimento, poderá ocorrer divergência em algum dado. Isso poderá ocorrer pelo volume de dados que estão sendo armazenados, o tempo todo, e também no caso de internet com instabilidade. 

Configuração: através deste ícone será possível realizar as configurações básicas da conta. Como configurações da conta, configurações do aplicativo e empresa.

Logo após, são exibidos os menus de acesso, com esses atalhos será possível realizar todas as ações do aplicativo.

PDV: utilize este atalho para realizar as vendas através do PDV e realizar as operações do seu PDV, como abertura e fechamento de caixa, e reforço e sangria do caixa;
Vendas: através deste atalho é possível acompanhar os pedidos que já foram registrados e gerar outros pedidos e orçamentos;
Movimentações: utilize este atalho para acompanhar as movimentações de estoque e quantidades de cada produto nos depósitos cadastrados;
Produtos: através deste atalho é possível acompanhar a listagem dos produtos e verificar os dados de cada item adicionado. Além disso, é possível cadastrar novos produtos;
Pessoas: através deste atalho é possível acompanhar os dados dos clientes, fornecedores, vendedores e transportadores. Além disso, é possível cadastrar novas pessoas no sistema;
Financeiro: utilize este atalho para acompanhar as movimentações dos lançamentos registrados, e registrar novos lançamentos financeiros, tanto receitas quanto despesas.

Fique atento! As informações abaixo serão atualizadas automaticamente pelo sistema. Para isso, será necessário estar com o Wi-Fi habilitado. 

Agora, serão exibidos os seguintes campos: A Receber Hoje e A Pagar Hoje. Nestes campos, o sistema informará os valores referentes às suas receitas (em verde) e despesas (em laranja).

Na sequência, o sistema disponibilizará as informações do seu Fluxo de Caixa, de acordo com o período informado. 

Período: com a utilização do filtro por Período, o seu gráfico apresentará dados mensal ou anual. Podendo escolher dos últimos 3 meses, últimos 6 meses ou o ano vigente;
Gráfico: onde será possível fazer uma análise mensal ou anual das receitas, despesas e saldo.

Depois disso, com a opção do Calendário habilitada, o sistema apresentará os seus lançamentos do dia recebidos e pagos. 

No rodapé do seu aplicativo o sistema disponibilizará algumas ferramentas, possibilitando o acesso para outras funcionalidades. São elas:

Home: este ícone indica que você está na tela inicial do seu aplicativo, ele será visto em outras telas para que a qualquer momento, você possa retornar para a tela inicial; 
Caixa: clicando sobre este ícone, o sistema disponibilizará o seu caixa. Sendo possível Reforçar Caixa, Sangrar Caixa e Abrir ou Fechar Caixa;
Menu principal: ao clicar neste ícone, se abrirá uma tela com todas as funcionalidades do sistema (Consulta Produto, Novo Cliente, Painel de Caixa, PDV, Vendas, Financeiro, Cadastros, Estoque, SIGE Foods e Serviços);
Consulta: clicando neste ícone você poderá fazer a consulta de produtos por código de barras (é necessário habilitar o uso da sua câmera);
Suporte: clicando neste ícone, se abrirá uma tela para entrar em contato com a nossa equipe de suporte para solicitar ajuda, fazer sugestões ou nos enviar uma crítica. 

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

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