Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/ajuda.sigecloud.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio docy foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/html/ajuda.sigecloud.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Como Personalizar os Documentos gerados pelo sistema no SIGE Cloud – Central de Ajuda | SIGE Cloud

Como Personalizar os Documentos gerados pelo sistema no SIGE Cloud

Ao imprimir Pedidos, Orçamentos, Ordens de Serviço, Ordens de Compra, Ordens de Produção e outros documentos, você já deve ter notado que o sistema realiza estes documentos com informações padrões. Mas caso você deseje ter nestes documentos outras informações, existe a possibilidade de personalização. Neste artigo ensinamos como você poderá personalizar os documentos para serem impressos e enviados por e-mails.

Primeiramente, será necessário acessar o menu lateral Cadastros, submenu Empresas e Editar a empresa que deseja personalizar o documento.

Em seguida, acesse a aba Modelos de Documentos. Nesta tela você verá vários dicionários que possuem TAGs para serem utilizadas nos documentos personalizados.

Essas TAGs servem para que o sistema subscreva as informações automaticamente ao imprimir, baixar ou enviar por e-mail cada documento. A diante veremos como elas operam na prática.

Para a criação de um modelo de documento personalizado, você deverá utilizar a ferramenta Word em seu computador. Você pode criar um modelo de documento desde o início, informado todos os dados manualmente, ou então você pode verificar os modelos pré-cadastrados pelo SIGE Cloud, basta clicar em Clique aqui para ver alguns modelos já prontos e assim você apenas poderá alterar as informações desejadas.

Neste artigo, vamos utilizar como exemplo a criação de um documento personalizado de Pedidos. Para isso, vamos utilizar o documento pré-cadastrado, conforme informado anteriormente. Portanto, na tela dos documentos pré-cadastrados, baixamos o Modelo Padrão de Pedidos.

Screenshot_40.png

O próximo passo é abrir este documento no Word e realizar as alterações necessárias. Ao abrir o documento, será apresentado os seguintes dados:

Screenshot_41.png

Neste momento, você poderá alterar a fonte, o tamanho, as cores, retirar as informações que deseja e o mais importante, poderá utilizar as TAGs do dicionário de Pedidos, para que o sistema substitua nos documentos as informações que desejamos.

Importante!

  • Você deverá utilizar somente as TAGs do determinado dicionário, não é possível utilizar as TAGs do dicionário de “Produção” no documento de “Pedido”;
  • A TAG informada precisa conter duas hashtags no início, a informação do campo que deseja que o sistema busque as informações, e finalizar com outras duas hashtags. Por exemplo: ##exemplo##;
  • Não é possível criar novas TAGs, portanto, utilize as TAGs disponíveis no dicionário.

Agora, vamos alterar no Word alguns dados no documento. Na imagem abaixo, substituímos algumas informações, alteramos a fonte, as cores, acrescentamos a coluna de desconto unitário do produto, juntamente com a respectiva TAG.

Screenshot_49.png

A seguir, é necessário salvar o documento atualizado no computador para posteriormente ser importado ao sistema. Para importar o documento ao sistema, acesse novamente a tela de Modelos de Documento. Você deverá o escolher o Tipo de Modelo do seu documento e clicar em Escolher Arquivo. Selecione o Arquivo salvo no seu computador e depois clique no botão Abrir.

Screenshot_43.png

Desse modo, o SIGE Cloud fará o upload do seu arquivo, e ele será apresentado na linha abaixo da importação de dados.

Screenshot_44.png

Após importado o documento personalizado, clique em Salvar.

Agora, chegou o momento de verificar como ficou o documento personalizado do Pedido. Portanto, acessamos a tela de Pedidos e Orçamentos, selecionamos o pedido e clicamos em Baixar.

Screenshot_46.png

Feito isso, será realizado o download do documento. O sistema poderá gerar este documento em documento Word ou PDF. Para configurar a geração em PDF, acesse o menu lateral Configurações, submenu Configurações do ERP, expanda a opção Gerais e habilite a opção Gerar Modelos de Documentos em PDF.

No exemplo que utilizamos, o documento personalizado ficou desta forma:

Screenshot_50.png

Perceba que as TAGs informadas no Word foram substituídas pelas informações do pedido, e assim ocorrerá com os demais documentos.

Dicas e Cuidados importantes na montagem dos seus modelos de documentos:

  • Utilize somente o Word para personalização. O sistema não importará outros tipos de arquivos.
  • Não crie um documento sem margens. Elas poderão ser estreitas, mas devem existir.
  • Não utilize caixas de texto no documento Word.
  • Utilize tabelas específicas para cada conjunto de informações. Não deve ser criada uma única tabela para todo o documento, mas sim tabelas para cada tipo de informação. Por exemplo, dados dos produtos, do cliente, das duplicatas.
  • As tabelas citadas no item anterior devem conter apenas duas linhas, uma para o cabeçalho e outra para os códigos do dicionário. Após a linha dos códigos, não coloque nenhuma outra linha. Assim o sistema duplicará as linhas caso houver mais de um produto no orçamento ou pedido.
  • Não crie mais de uma tabela para as mesmas informações.
  • Não utilize TAGs de um dicionário em documentos de outro modelo. Por exemplo, não coloque TAGs do dicionário de pedidos no documento de ordem de compra.
  • Não crie códigos que não existem no dicionário, pois o sistema não reconhecerá estas informações.

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

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