Como registrar Despesas Fixas no SIGE Cloud

No SIGE Cloud é possível realizar lançamentos financeiros fixos, que se repetem com o mesmo valor de período em período. Normalmente os lançamentos financeiros fixos são os de despesas, como o registro de conta de energia elétrica, água ou internet, aluguel da sala comercial ou imóvel e até mesmo a folha de pagamento dos colaboradores.

Neste artigo, utilizaremos como exemplo o registro da despesa fixa da conta de água da organização. Portanto, primeiramente é necessário realizar o cadastro de uma pessoa, para quem será realizado esse pagamento. Dessa forma, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Nova Pessoa.

Screenshot_48.png

Nesta tela, informe os dados referentes a essa pessoa.

Screenshot_49.png

Para saber mais detalhes de como realizar o cadastro de uma pessoa, clique aqui.

Depois de efetuado o cadastro da pessoa, é o momento de realizar o registro dessas despesas fixas. Para isso, acesse o menu lateral Financeiro, submenu Novo Lançamento.

Screenshot_47.png

Nesta tela, informe os seguintes campos.

Screenshot_51.png

Sua empresa: informe qual empresa que você gerencia no sistema que será a responsável pelo lançamento financeiro;
Cliente/Fornecedor: informe a pessoa cadastrada anteriormente, para quem sua empresa irá realizar o pagamento da despesa fixa;
Plano de Conta: informe o plano de conta correspondente a esse lançamento financeiro. Caso deseja criar um novo plano de contas específico para este lançamento financeiro, acompanhe este artigo: Como cadastrar Planos de Contas no SIGE Cloud;
Valor (R$): informe o valor desta despesa fixa;
Forma de pagamento: informe a forma de pagamento que será realizada esta despesa;
Conta Bancária: informe a conta bancária que será retirado o valor para o pagamento desta despesa;
Data da competência: informe a data que o presente lançamento financeiro está sendo criado. Esta data será informada automaticamente pelo sistema, mas pode ser alterada caso necessário;
Data do vencimento: informe a data de vencimento do lançamento, ou seja, a data limite para que seja feita a quitação do valor.

Ainda na tela de edição, acesse a seção Parcelamento ou Recorrência e selecione a opção Recorrência Automática. A recorrência é a forma de pagamento que define em quanto tempo sua empresa pagará a mesma despesa fixa por um período contínuo de tempo, de forma programada.

Screenshot_53.png

Intervalo: informe o tipo de intervalo do lançamento, você poderá escolher umas das alternativas: meses, dias ou período parcelamento. Ao escolher a opção Dias ou Período Parcelamento, será preciso informar o campo Dias entre recorrências;
Taxa de Juros: informe a taxa de juros, se houver;
Número de ocorrências: defina a quantidade de intervalos que será efetuado o mesmo pagamento;

Em seguida, clique em Visualizar Recorrências para o sistema exibir as informações. 

Screenshot_54.png

Observe que serão listados os lançamentos financeiros de mesmo valor, de acordo com o número de recorrência, com as mesmas informações, porém com data de vencimento e data de competência proporcional de cada registro.

Ao clicar em Salvar, o sistema irá registrar a quantidade de lançamentos financeiros independentes. Você pode verificar todos esses registros acessando o menu lateral Financeiro, submenu Lançamentos.

Screenshot_55.png

Importante! Se você realizar alterações em algum desses lançamentos financeiros, a informação somente será alterada neste respectivo lançamento. Os demais registros financeiros não serão alterados. 

Não deixe de acompanhar os artigos:

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

Deixe seu comentário