Como cadastrar Credenciadoras e Taxas de cartão de crédito e débito no SIGE Cloud

No SIGE Cloud é possível realizar o cadastro da credenciadora, que é a empresa que lhe fornece as máquinas de cartão de crédito e débito. Além do cadastro, você pode definir as taxas que a credenciadora cobra pelo serviço e habilitar configurações para a quitação automática dessas transações. 

Para realizar essa configuração, acesse o menu Cadastros, submenu Nova Pessoa.

Em seguida, preencha os campos com os dados da credenciadora. É necessário informar o CNPJ da credenciadora e em Rótulos marque a opção Credenciadora. Feito isso, clique em Salvar.

Nesta etapa, se abrirá a aba adicional Dados/Taxas Credenciadora, onde é possível cadastrar as porcentagens de taxa que devem ser lançadas como despesa no financeiro do sistema.

No primeiro momento será necessário preencher dois campos, sendo eles:

Tipo de Integração para pagamento: neste campo é possível que você selecione a opção “Integrado com sistema de automação (TEF)” ou “Não integrado com sistema de automação (POS)”. Alguns estados solicitam que nas notas fiscais emitidas com a forma de pagamento cartão de crédito/débito sejam TEF, porém algumas empresas não possuem essa integração automática de fato. Portanto, aqui neste campo é possível selecionar esta opção caso desejar, e dessa forma, automaticamente essa informação será descrita nos documentos fiscais emitidos. Em outros casos, em que não haja a necessidade de ser TEF e que realmente não possua essa automação, poderá ser utilizado o POS;
Banco de Lançamento: informe a conta bancária no qual os lançamentos financeiros gerados por esta credenciadora ficarão vinculados;

Em seguida, clique em Adicionar para que abra novos campos para preenchimento das taxas da credenciadora.

Forma de pagamento: selecione a forma de pagamento “Cartão de Crédito” ou “Cartão de Débito” que deve ser considerada para calcular a taxa;
Bandeira: selecione qual a bandeira de cartão que deve ser considerada na respectiva taxa;
Opção de Desconto: é possível escolher como a taxa, ou a despesa, será lançada no seu fluxo. As duas opções disponíveis são:

  • Gerar despesa vinculada à venda: selecionando esta opção, o sistema criará dois lançamentos no financeiro, um para a venda (receita) e outro para o valor da taxa (despesa); 
  • Descontar venda: nesta opção, o sistema criará somente o lançamento de receita, já descontada a taxa no valor total. Ou seja, o lançamento não será do valor total da venda, mas sim deste total menos a taxa da credenciadora;

Plano de Contas: informe o Plano de Contas com o qual os lançamentos desta credenciadora estarão vinculados;
Quitar Automaticamente: habilite esta opção se deseja que os valores da taxa e os valores das vendas sejam quitados automaticamente pelo sistema, sem que você precise quitar manualmente;
Dias: quando habilitada a opção acima, esse campo será liberado para preenchimento. Informe nele em quantos dias você deseja que ocorra essa quitação.

Importante! Se deseja que seja quitado no mesmo dia, poderá informar o número 0 (zero).

Além disso, clicando no ícone Expandir, você poderá informar dados mais detalhados sobre as taxas e o período de recebimento.

Número máximo de Parcelas: informe o número de parcelas que essa forma de pagamento (crédito ou débito) aceita nessa bandeira;
Tipo de Período de Recebimento: selecione se o recebimento do valor da venda será repassado pela credenciadora à você em dias corridos, ou em dias úteis. Essa informação será influenciada pelo campo Período de Recebimento, informado mais abaixo;
Em seguida, clique em Gerar Parcelas.

Taxa (%): informe, em porcentagem, qual é a taxa que a credenciadora cobra de sua empresa quando o pagamento ocorre nessa parcela;
Período de Recebimento: informe em quantos dias a credenciadora irá lhe repassar o valor da venda realizada.

Importante! Para cada parcela é necessário separar os períodos por uma barra, por exemplo:

  • Parcela 1: 1 (dia)
  • Parcela 2: 1/30 (dias)
  • Parcela 3: 1/30/60 (dias)

Após adicionar todas as taxas, clique em Salvar no canto superior direito da sua tela, para confirmar o cadastro da credenciadora.

Fique atento!

  • Para cada forma de pagamento (crédito ou débito) e para cada bandeira, será necessário clicar em Adicionar para abrir os novos campos de preenchimento;
  • A opção Quitar Automaticamente realiza a quitação tanto das taxas da credenciadora, quanto dos lançamentos financeiros da venda;
  • Quando realizar uma venda por Pedidos e Orçamentos lembre-se sempre de informar a credenciadora que deseja utilizar se a forma de pagamento for Cartão de Crédito ou Débito;
  • Caso sua empresa utilize o PDV, recomendamos que deixe uma credenciadora padrão pré configurada no cadastro da empresa. Para configurar, acesse o menu lateral Cadastros > Empresas > edite a empresa > aba Dados > aba Configurações Gerais > informe a credenciadora no campo Credenciadora de Cartões Padrão no PDV.

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

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