Como emitir NFC-e com serviços no PDV do SIGE Cloud

Não é de hoje que o SIGE Cloud permite realizar vendas de serviços no PDV. Porém, pensando em facilitar ainda mais a rotina de empresas do Distrito Federal, neste momento é possível emitir NFC-e conjugada para estes serviços, diretamente pela tela do PDV. Dessa forma, os serviços terão ISSQN e será utilizado o CFOP 5933 para estes.

Atenção! Somente empresas do Distrito Federal (DF) podem emitir NFC-e com serviços.

Agora, para tornar a explicação ainda mais fácil, vamos elencar 6 tópicos. Veja quais são eles!

1. Configurar dados da empresa

O primeiro passo a ser realizado é configurar todas as informações da sua empresa. Portanto, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Empresas e edite sua empresa. Na tela de edição, confirme se todos os dados estão preenchidos corretamente, como Nome, CNPJ, Inscrição Municipal, Inscrição Estadual, endereço. Ainda nesta tela, na aba Dados, na seção Configurações Gerais, habilite a opção NFC-e no campo Documento Emissão Venda no PDV. Por fim, clique em Salvar no topo da tela.

2. Configurar certificado digital

A seguir você deverá configurar o certificado digital da sua empresa no SIGE Cloud. Para isto, acesse o menu lateral Configurações, submenu Configurações de NF-e e clique em Novo. Na nova tela, informe os dados da sua empresa e defina se o certificado é do tipo A1 ou A3. Dessa forma, você poderá importar o certificado (A1) ou instalar o aplicativo de comunicação (A3) e por fim, salvar esta configuração. Para saber mais, acompanhe os artigos:

3. Configurar token para emissão de NFC-e

Ainda na tela de configuração de certificado digital, você deverá informar o token CSC para emissão de NFC-e através do sistema. Para adquirir este token, entre em contato com sua contabilidade e solicite esta informação. Ainda, você deve configurar a numeração inicial para a emissão de NFC-e no SIGE Cloud.

4. Configurar classificações de serviço

A seguir, você deve configurar as classificações dos serviços prestados pela sua empresa. Neste cadastro você deve definir os impostos e códigos especificador de cada prestação realizada. Para saber mais detalhes de como configurar estes dados, acompanhe o artigo: Como cadastrar as Classificações de Serviços no SIGE Cloud.

5. Informar classificações no cadastro do serviço

Agora que você já tem a classificação do serviço configurada no seu sistema, basta inseri-la no cadastro do serviço. Para isto, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Novo Produto. Na nova tela, preencha o nome e o preço do serviço e informe o Tipo/Gênero com a opção 09 – Serviços. Assim, serão abertos novos campos para selecionar a classificação cadastrada anteriormente.

6. Gerar a venda no PDV e emitir NFC-e

Com todos os passos anteriores realizados, é o momento de gerar a NFC-e para a venda deste serviço. Portanto, acesse o menu lateral Vendas, submenu PDV. Nesta tela, insira os serviços prestados e os produtos vendidos, defina a forma de pagamento e finalize a venda gerando a NFC-e. Dessa forma, os produtos terão os impostos de acordo com a configuração padrão para NFC-e, e os serviços terão os impostos definidos na classificação.

Agora que você já sabe todos os passos para emitir NFC-e com serviços, se atente a alguns alertas!

  • Os produtos vendidos terão impostos específicos para produtos (ICMS), e os serviços terão impostos específicos para serviços (ISSQN);
  • Ao emitir a NFC-e no PDV, automaticamente o sistema informa o CFOP 5933 nos serviços informados;
  • A empresa que irá emitir a NFC-e com serviços precisa pertencer ao Distrito Federal (DF), pois é a única unidade federativa que aceita esta operação através do SIGE Cloud.

Restou alguma dúvida? Não tem problema! A nossa equipe de suporte é composta por especialistas que estão à disposição para lhe auxiliar no que for preciso. Para contatar nossa equipe, acesse o chat dentro do sistema ou nos envie um e-mail através do: suporte@sigeatende.com.br

Deixe seu comentário