Como gerar uma Nota de Entrada manualmente no SIGE Cloud

É através das notas de entrada, que os produtos comprados serão lançados no estoque e os valores a pagar constarão no fluxo de caixa. A nota fiscal de entrada diz respeito a tudo que entra na sua empresa, geralmente, são as notas dos produtos ou serviços que chegam dos fornecedores. Neste artigo, faremos o cadastro de uma nota de entrada manualmente. Confira!

 Primeiramente, acesse o menu lateral Compras, submenu Nova Nota de Entrada.

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Neste momento, será apresentada a tela de Cadastro de Notas de Entrada. Nesta tela, vários campos estão disponíveis para preenchimento. Lembre-se que, os campos em vermelho são de preenchimento obrigatório. Veja a seguir:

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Código: este código será gerado pelo sistema, conforme os demais códigos sequenciais já cadastrados;
Data de Entrada dos Itens: o sistema preencherá este campo. Caso queira selecionar outra data, basta clicar neste campo e o calendário estará disponível; 
Empresa: este campo será preenchido automaticamente. Se for preciso, você poderá selecionar outra empresa, aquela que realizará a compra das mercadorias; 
Depósito: este campo será informado automaticamente. Caso seja necessário, selecione outro depósito. Aquele que será movimentado com a entrada dos itens da nota;
Cliente/Fornecedor: selecione qual o cliente/fornecedor responsável pela emissão da nota. Este fornecedor deverá estar previamente cadastrado no cadastro base de pessoas;
Data Emissão Nota: informe a data em que a nota foi emitida;
Modelo da Nota: selecione dentre as opções, um modelo para a nota;
Número da nota: informe o número da nota;
Série da nota: informe a série da nota que está sendo cadastrada;
Chave Acesso: caso você tenha uma nota para referenciar, informe a chave de acesso da mesma, neste campo;
Nota de Entrada sem Itens: marque este checkbox, somente se a nota que está sendo gerada não possui itens, neste caso não haverá controle de estoque. Com está alternativa selecionada, a aba Produtos/Serviços não será exposta; 
Não movimentar estoque: marque este checkbox, caso os produtos da nota não movimente estoque; 
Nota de Remessa: a Nota Fiscal de Remessa é o documento emitido quando há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. Na indústria de maneira geral, alguma hora o produto precisa circular para fora da fábrica ou da loja, ainda que não tenha sido vendido de fato. Se a sua mercadoria se encaixa nesta informação, será necessário marcar esta opção.

Dados da Nota

Nesta aba, é possível realizar o preenchimento de alguns dados o que podem ser necessários para emissão da sua nota.

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Valor Total da Nota: este valor será calculado automaticamente, a partir do valor dos produtos ou serviços adicionados, também será somado outras despesas e será subtraído os descontos;
Valor Itens da Nota: este valor será calculado automaticamente, de acordo com a soma dos valores dos produtos ou serviços adicionados na nota fiscal, na aba Produtos e Serviços;
Desconto: informe o valor de desconto em reais, se houver. Esta informação também será informada automaticamente de acordo com os produtos adicionados na aba Produtos e Serviços;
Outras Despesas: caso seja necessário, informe o valor das despesas adicionais. Esta informação também será informada automaticamente de acordo com os produtos adicionados na aba Produtos e Serviços
ICMS ST Pago Antecipado: informe o valor do ICMS ST da compra dos produtos que foi pago anteriormente; 
ICMS Desonerado Total: informe o valor do ICMS Desonerado da compra dos produtos;
Regime Tributário do Emitente: selecione qual o regime tributário do fornecedor emitente da nota fiscal;
Operação: informe o termo que identifica a operação comercial que está sendo efetuada no tempo da emissão. Neste campo, selecione a operação que melhor se enquadra;
CFOP: informe o código que identifica a categoria da operação. Os diferentes tipos de CFOP separam as notas fiscais por tipo (nota de entrada ou saída), por região e por natureza da operação. Neste campo, informe a CFOP desta operação.

FIQUE ATENTO! Para o preenchimento dos campos, relacionados aos impostos, solicite o auxílio do seu contador ou escritório de contabilidade.

Dados da Cobrança

Através desta aba, é possível categorizar a sua nota através do plano de custo, acompanhar de perto as despesas de operação com o centro de custo. E fazer o registro financeiro desta compra.

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Plano de conta: selecione um plano de conta, já cadastrado no sistema;
Centro de Custo: se for necessário, selecione um centro de custo para o lançamento desta despesa;
Forma de pagamento: selecione dentre as opções, uma forma de pagamento para a compra em questão. O preenchimento deste campo, é apenas um registro de como você pagou ou de como será o pagamento para o seu fornecedor;
A vista ou A prazo: selecione qual será a condição de pagamento. Se for selecionada a opção a prazo, novos campos se abrirão:
Número de Parcelas: informe o número de parcelas que serão geradas, ou seja, em quantas vezes você pagará o valor ao fornecedor;
Período: selecione o período de vencimento entre as parcelas;
Entrada: caso tenha sido pago um adiantamento ao fornecedor. Informe neste campo.

Depois de preencher as informações clique em Gerar Duplicatas.

É possível definir as informações da duplicata manualmente, basta clicar em Adicionar Duplicata, no canto inferior direito da sua tela. 

Impostos

Esta aba irá mostrar os valores de impostos incidentes sobre a nota de compra que está sendo lançada. 

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Estes valores são calculados automaticamente, a partir dos impostos constantes nos produtos adicionados na NF de entrada.

 Dados do Transporte

Utilize esta aba, para o preenchimento das informações referentes ao frete e transportadora. 

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Caso não tenha tido frete para a sua compra, informe Sem Frete

Modalidade de frete: escolha dentre as opções, a modalidade de frete que melhor se enquadra;
Transportadora: selecione qual transportadora realizou a entrega da mercadoria;
Seguro (R$): após realizar o preenchimento deste campo, o sistema fará o registro da mesma informação no campo Seguro (R$) que será visto na aba Produtos e serviços;
Frete (R$): o valor do frete será calculado automaticamente a partir dos produtos adicionados na nota;
Pagar Frete e Seguro: em uma nota sem duplicatas se você marcar este campo, o valor do faturamento será o valor total da nota, caso contrário, será o valor total da nota subtraindo do frete e do seguro.

 Produtos e Serviços

Nesta aba, adicione todos os produtos necessários, conforme a nota recebida do seu fornecedor.

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Para adicionar os produtos ou serviços que foram comprados na nota fiscal, digite o nome ou código do produto no campo Localizar Produto/Serviço. Selecione o item desejado e clique em Adicionar.

Através do ícone de lupa, é possível localizar os produtos de forma mais detalhada.

Para isso, informe o Nome ou Código do produto/serviço, se desejar informe uma Categoria, marque a opção Estoque Positivo, se for necessário e clique em Localizar

Depois de adicionar os Produtos/ Serviços na nota, serão exibidos novos campos. Veja a seguir:

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Nome: neste campo, será informado o nome do produto que foi adicionado;
Quantidade: neste campo, informe a quantidade da mercadoria;
Ícone de conversão de unidade: utilize esse triângulo se deseja converter a unidade de medida. Para saber mais, clique aqui;
Unidade: neste campo será informada a unidade de medida do seu produto (UN, KG, MT);
Unitário (R$): este campo será informado pelo sistema. Se refere ao valor unitário pago por este produto em reais;
Desconto (R$): se o fornecedor lhe ofereceu algum desconto, informe-o neste campo;
Frete (R$): informe o valor de frete pago neste do produto, se houver;
Seguro (R$): caso seja necessário, informe o valor do seguro pago neste produto;
Total Un: se refere ao valor total da unidade;
Preço Venda: será informado o preço da mercadoria; 
Total: os valores totais dos produtos serão calculados automaticamente;
CFOP (Editar em massa): clicando na alternativa Editar em massa, é possível adicionar o mesmo CFOP para todas as mercadorias da listagem. Logo após, no campo Alterar CFOP em Massa, informe o CFOP desejada e clique em Alterar.

Dois ícones estarão expostos, juntamente com os itens adicionados. São eles: 

Ícone de Expandir: através deste ícone será possível visualizar outros dados, que estão relacionados com os itens informados;
Ícone de X: utilize este ícone para excluir o item indesejado.

Após clicar no ícone de Expandir, será aberta uma janela para que possa informar os dados a seguir. 

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ICMS (R$): informe o valor, em reais, do ICMS equivalente a essa nota de entrada;
ICMS ST (R$): informe o valor, em reais, do ICMS ST equivalente a essa nota de entrada;
FCP ST (R$): informe o valor, em reais, do FCP ST equivalente a essa nota de entrada;
ICMS Desonerado (R$): informe o valor, em reais, do ICMS Desonerado equivalente a essa nota de entrada;
PIS (R$): informe o valor, em reais, do PIS equivalente a essa nota de entrada;
IPI (R$): informe o valor, em reais, do IPI equivalente a essa nota de entrada;
COFINS (R$): informe o valor, em reais, do COFINS equivalente a essa nota de entrada;
Outras Despesas (R$): informe o valor, em reais, de Outras Despesas equivalente a essa nota de entrada;
NCM: informe o NCM do produto. Caso no momento de realizar o cadastro do produto já tenha sido informado, será puxado automaticamente na nota de entrada;
Lote: caso seu produto seja controlado por lote, informe neste campo qual será o lote para esses produtos que está dando entrada;
Data Fabricação: informe a data de fabricação do lote para esses produtos;
Validade: informe a data de validade do lote para esses produtos;
Sem Lote: selecione esta opção caso o produto que está dando entrada não possua lote;
Dividir em diversos lotes: utilize esta função se deseja dividir a quantidade de produtos em vários lotes;
Status dos Produtos: informe o status do produto, caso necessário;
Fornecedores: será exibida a listagem de fornecedores desse produto, os quais foram informados no cadastro do produto.

Informações Complementares

Este campo é de texto livre, adicione as informações complementares que serão relevantes para a nota de entrada.

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Observações Gerais

Adicione todas as observações importantes para que você possa consultar posteriormente.

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Depois de preencher todos os campos da nota de entrada, clique em Salvar no canto superior. Após salvar as informações, você pode aprovar e faturar a nota fiscal, criando assim as movimentações no estoque e no fluxo de caixa. 

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Para aprovar a sua nota, basta clicar no botão Mais Ações e clique em Aprovar. 

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Depois disso, para faturar a sua nota, clique novamente em Mais ações e Faturar. Você será redirecionado para a tela de lançamentos financeiros, onde as parcelas da nota serão lançadas em seu fluxo de caixa. 

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