Como emitir a primeira NF-e no SIGE Lite

Caso você é um novo usuário do nosso sistema, deve estar com dúvida de como se emite a NF-e pela primeira vez. Mas não se preocupe, por mais que a parte fiscal tente a ser complicada, você verá que é muito fácil realizar esse procedimento! Para tornar a explicação mais fácil, vamos elencar alguns tópicos.

1- Configurar os dados da empresa

No primeiro momento, você deve cadastrar todos os dados fiscais na empresa que emitirá as notas fiscais. Para isso, você pode acompanhar o artigo: Como cadastrar sua Empresa no SIGE Lite. Lembre-se de informar o CNPJ, Inscrição Estadual, Endereço completo e Regime de Tributário conforme se enquadra sua empresa.

2- Inserir o certificado digital e definir a numeração da NF-e

Concluído o cadastro da empresa, você deverá configurar o certificado digital dela aqui no sistema. A emissão de NF-e pode ser realizada com certificado A1 e A3. Portanto, para inseri-lo na sua base de dados, você poderá verificar o artigo: Como configurar o Certificado Digital no SIGE Lite.

Ainda nesta tela, você poderá inserir a Série e o Número que deseja começar a emitir as NF-es no sistema. Por exemplo, caso você já tenha realizado emissão de NF-e junto a SEFAZ, mencione o próximo número de nota a ser emitido. Porém, se esta for a primeira emissão de NF-e junto a SEFAZ, informe o numeral 1.

3- Criar os produtos

Agora, para que seja possível emitir uma NF-e, é necessário que tenha os produtos cadastrados no SIGE Lite. Este procedimento pode ser realizado manualmente, ou em massa, através da planilha Excel. Ainda, você pode inserir a quantidade de saldo que cada mercadoria possui no depósito. Veja mais detalhes em:

4- Criar a pessoa

Além dos produtos, você também deve cadastrar a pessoa para quem deseja emitir a NF-e. Essa pessoa pode ser física ou jurídica, sendo um cliente ou fornecedor. Para isso, você pode acompanhar o artigo: Como cadastrar Pessoas no SIGE Lite.

5- Emitir NF-e através da venda ou de forma avulsa

Com todos os dados devidamente cadastrados, você já poderá emitir a NF-e no SIGE Lite! Você pode optar por duas formas. A primeira dela é emitindo a NF-e através da venda, onde a venda irá dar baixa dos produtos no depósito e irá gerar o lançamento financeiro. Já a outra possibilidade é através da nota avulsa, que somente emitirá o documento fiscal, sem ter vínculos com estoque e financeiro. Além disso, emitindo a NF-e de uma venda, você poderá configurar as tributações padrões de cada produto, por meio das operações fiscais. Conheça essas possibilidades nos artigos:

Seguindo todos esses passos, você não terá dificuldade para emitir notas no seu ERP!

Deixe seu comentário