Neste artigo você verá as configurações disponÃveis para o módulo Financeiro do sistema. Assim, você poderá configurá-lo para você e seus funcionários de uma forma prática e mais eficiente.
Abordaremos as Configurações do ERP e as Configurações do Usuário.
Agora você terá algumas configurações que poderá marcar de acordo com a sua necessidade.
Conciliar Automaticamente ao Pagar: com esta opção marcada, ao realizar o pagamento de um lançamento, o checkbox Foi conciliado? será marcado automaticamente; Não Separar Contas Bancárias por Empresa: com esta opção marcada, as contas bancárias cadastradas poderão ser utilizadas para todas as empresas cadastradas no sistema; Ao pagar o faturamento da Venda, não pagar automaticamente a comissão vinculada: com esta opção marcada, a comissão lançada a partir da venda não será quitada, ela ficará em aberto no sistema e deverá ser realizada a quitação manualmente quando realizado o pagamento da mesma; Obrigatório informar o campo Grupo nos Lançamentos: com esta opção marcada, o campo Grupo dentro do lançamento, será de preenchimento obrigatório; Somente permitir vincular contas com planos de último nÃvel: com esta opção marcada, ao realizar um lançamento financeiro, poderá ser utilizado apenas o último plano de contas cadastrado nas hierarquias; Obrigatório informar conta bancária nos lançamentos financeiros: com esta opção marcada, o campo Conta Bancária dentro do lançamento, será de preenchimento obrigatório; Plano de Contas para Lançamentos de Taxa de Montagem: informe o plano de contas em que será lançado os custos com as taxas de montagem; Plano de Contas das Comissões vinculadas ao faturamento da Venda: informe o plano de contas em que será lançado os valores das comissões; Data de Travamento do Financeiro: informe uma data para que nos lançamentos realizados anteriores a ela, seus usuários não possam realizar alterações.
Após realizar a configuração desejada, basta clicar em Salvar.
Configurações do Usuário
Para acessar, basta clicar no menu lateral Configurações, submenu Usuários e editar o cadastro do usuário desejado.
Nesta tela você terá duas configurações para realizar, nas abas Restrições de Acesso e Permissões nos módulos Financeiro Básico e Financeiro Avançado.
Restrições de Acesso
Nesta aba, temos algumas configurações que se aplicam ao financeiro do sistema.
Não Permitir Alterar Data de Pagamento: você poderá marcar esta opção se seu usuário não puder realizar a alteração da data de pagamento do lançamento financeiro; Pode Gerar/Editar Links de Pagamento: você poderá marcar esta opção se seu usuário poderá gerar e editar os links de pagamento; Pode receber pagamentos de crediário: marque esta opção se o usuário poderá receber os pagamentos de vendas do crediário; Impedir a quitação de lançamentos financeiros: marque esta opção se seu usuário não puder realizar a quitação de lançamentos financeiros; Pode Excluir Pagamentos: marque esta opção se seu usuário poderá realizar a exclusão dos pagamentos dos lançamentos financeiros.
Permissões
Antes de começar na aba Permissões, o sistema apresentará três colunas, cada uma delas com informações e funções diferentes.
Nome: o sistema apresentará o nome da configuração; Pode Consultar?: ao marcar este checkbox, seu usuário poderá somente visualizar as informações desta tela no sistema; Pode Editar?: ao marcar este checkbox, seu usuário poderá editar as informações desta tela no sistema.
Financeiro Básico
Formas de Pagamento: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição de Formas de Pagamento; Grupo DRE: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição dos Grupos DRE; Lançamentos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição de Lançamentos; Relatório Lançamentos Financeiro: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização deste relatório de Lançamentos; Bancos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição das Contas Bancárias; Financeiro Pagamentos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição da aba de Pagamentos do Financeiro; CB Lançamento Grupo: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição dos Grupos de Lançamentos; CB Centro De Custos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição dos Centros de Custo; Relatório Previsão de Caixa: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Previsão de Caixa; Planos de Conta: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição dos Planos de Contas; Relatório Saldos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização ao relatório de Saldos do financeiro; Relatório Não Pagos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Não Pagos do financeiro; Relatório Contratos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Contratos; Relatório Contratos Lançamentos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Lançamentos Contratos; Lucro Estimado por Venda: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Lucro Estimado por Venda; Relatório Lançamentos dos Vendedores: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Lançamentos dos Vendedores; Relatório DRE Gerencial: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório DRE Gerencial; Saldo Cashback: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Saldo Cashback; Pessoas Contatos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição do cadastro de contatos.